Notícias

Papa Francisco canoniza 14 novos santos, incluindo mártires da Síria

Cerimônia na Praça São Pedro homenageia fundadores de ordens religiosas e mártires que morreram por sua fé

No domingo, 20 de outubro de 2024, o Papa Francisco presidiu uma missa de canonização na Praça São Pedro, elevando 14 pessoas à santidade. Entre os novos santos estão fundadores de ordens religiosas do século XIX e os onze “Mártires de Damasco”, que foram mortos na Síria em 1860 por se recusarem a renunciar à sua fé cristã.

“Estes novos santos viveram à maneira de Jesus: o serviço”, disse o Papa Francisco. “Eles se fizeram servos de seus irmãos e irmãs, criativos no fazer o bem, firmes nas dificuldades e generosos até o fim.”

Os novos santos incluem:

  1. São Giuseppe Allamano, sacerdote italiano fundador das ordens missionárias Consolata.
  2. Santa Marie-Léonie Paradis, freira canadense que fundou uma ordem dedicada ao serviço dos sacerdotes.
  3. Santa Elena Guerra, conhecida como “apóstola do Espírito Santo”.
  4. São Manuel Ruiz López e seus sete companheiros franciscanos, martirizados em Damasco.
  5. Os irmãos Francisco, Mooti e Rafael Massabki, leigos maronitas martirizados junto com os franciscanos.

O Papa destacou como o serviço incorporou a vida de cada um dos novos santos, enfatizando que “quando aprendemos a servir, cada gesto de atenção e cuidado, cada expressão de ternura, cada obra de misericórdia se torna um reflexo do amor de Deus”.

A cerimônia contou com a presença de peregrinos de todo o mundo, incluindo mais de 1.000 membros da ordem Consolata. O Papa Francisco pediu orações pela paz, especialmente para as “populações que sofrem como resultado da guerra”.

Ajude a Rádio Aliança a continuar transmitindo notícias sobre a vida da Igreja e os novos santos. Contribua em: alianca.fm.br

Com informações de The Catholic World Report