Papa Francisco destaca o poder transformador da Crisma como “Pentecostes pessoal” para cada cristão
Na Audiência Geral, o Santo Padre exorta os fiéis a fortalecerem o compromisso com a fé e reavivarem a chama do Espírito Santo
Na Audiência Geral desta quarta-feira (30), o Papa Francisco deu continuidade às catequeses sobre a atuação do Espírito Santo na Igreja, abordando o papel da Crisma, ou Confirmação, como um “Pentecostes pessoal” para cada cristão. O Pontífice explicou que, enquanto o Batismo representa o nascimento na fé, a Crisma é o sacramento do crescimento, que fortalece o fiel a viver e testemunhar a mensagem cristã com maturidade espiritual.
O Papa sublinhou a importância do “selo” de Cristo, recordando que desde os tempos apostólicos, a imposição das mãos é um gesto essencial para a comunicação do Espírito Santo. Citando os Atos dos Apóstolos, Francisco destacou como Pedro e João oraram pelos samaritanos para que recebessem o Espírito Santo, reforçando que o Espírito nos marca com um selo divino, confirmando-nos como filhos de Deus e testemunhas de sua verdade.
Definindo a Crisma como um sacramento de crescimento espiritual, o Papa afirmou que ela confere força para um compromisso com a missão da Igreja e com o testemunho da fé. Ele exortou os fiéis a não verem a Crisma como um “sacramento de despedida”, mas como o início de uma participação ativa na comunidade eclesial. “Precisamos fazer da Crisma um momento de verdadeira participação na vida da Igreja”, afirmou Francisco.
O Pontífice encorajou os leigos que tiveram um encontro pessoal com Cristo a contribuírem para a preparação dos jovens para a Crisma, ajudando-os a viver o sacramento como um florescimento da fé. Ao final, Francisco fez um apelo para que todos os batizados reavivem a chama do Espírito Santo em suas vidas, preparando-se para o Ano Santo que se aproxima: “Que possamos ser portadores da chama do Espírito, como uma tocha viva a iluminar nosso caminho!”
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Canção Nova e Vatican News