Notícias

Papa Francisco abrirá a porta santa em presídio de Roma, levando mensagem de esperança para o Jubileu de 2025

O Pontífice celebrará a missa na Praça de São Pedro e visitará a prisão de Rebibbia como sinal de esperança para os encarcerados

Em 26 de dezembro, o papa Francisco visitará o presídio de Rebibbia, em Roma, para abrir simbolicamente uma porta santa, levando uma mensagem de esperança a todos os encarcerados. Segundo dom Salvatore “Rino” Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, essa ação é um gesto tangível de apoio e renovação espiritual para aqueles que vivem em condições adversas, fazendo do presídio um símbolo de todas as prisões ao redor do mundo.

A véspera de Natal, 24 de dezembro, será marcada pela celebração da missa na Praça de São Pedro, onde o papa Francisco abrirá oficialmente a porta santa do Jubileu 2025, sendo o primeiro a atravessá-la. Após o rito, a Pontifícia Fonderia di Campane Marinelli realizará um breve concerto de sinos, simbolizando o alegre anúncio desse evento tão aguardado.

O Jubileu de 2025, cujo tema é “peregrinos da esperança”, tem na bula Spes non confundit (A esperança não decepciona) um apelo para que sinais de esperança sejam oferecidos aos irmãos e irmãs em situações difíceis, com um olhar especial para aqueles privados de liberdade. O documento sugere que os governos considerem iniciativas de anistia e perdão de penas, promovendo a reinserção social dos presos e proporcionando-lhes uma nova oportunidade na sociedade.

Além disso, um acordo entre o Vaticano e o ministério da Justiça da Itália permitirá, ao longo do ano jubilar, formas de reintegração de vários encarcerados por meio de atividades socialmente relevantes, reforçando o espírito de renovação e solidariedade que marca o Jubileu.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de ACI Digital e Vatican News