Papa Francisco destaca o papel do Espírito Santo como santificador na oração cristã
Em catequese, o Pontífice enfatiza que o Espírito Santo reza em nós e nos ensina a orar com liberdade e sinceridade
Na Audiência Geral desta quarta-feira (6/11), o Papa Francisco prosseguiu com o ciclo de catequeses sobre o Espírito Santo, abordando o papel santificador do Espírito através da oração. Segundo o Pontífice, o Espírito Santo é tanto “sujeito quanto objeto” da oração cristã, pois Ele é Aquele que reza em nós e Aquele que recebemos ao orar. “Rezamos para receber o Espírito Santo, e Ele nos é dado para que possamos rezar como filhos de Deus, com liberdade e não como escravos”, explicou o Papa.
Francisco lembrou que Jesus nos prometeu o Espírito Santo, afirmando que, assim como sabemos dar coisas boas aos nossos filhos, Deus também nos concede o Espírito quando pedimos. O Papa destacou que o Espírito Santo é nossa “força” diante de Deus, pois é Ele quem intercede e santifica a Igreja, especialmente na Eucaristia, ao transformar o pão e o vinho.
O Santo Padre sublinhou ainda que o Espírito nos ensina a verdadeira oração, corrigindo nossas intenções e guiando-nos a pedir segundo a vontade de Deus. Citando São Paulo, Francisco lembrou que, por nossa fraqueza, muitas vezes pedimos de forma inadequada, mas o Espírito Santo “vem em auxílio da nossa fraqueza” e intercede por nós com “gemidos inefáveis”.
Como “Paráclito”, o Espírito é também nosso defensor, explicou o Papa, ao confortar-nos e convencer-nos do pecado para que experimentemos a misericórdia do Pai. “Quando clamamos por perdão, Deus já nos perdoa antes mesmo de terminarmos a palavra”, afirmou o Pontífice, encorajando a todos a confiarem na compaixão de Deus.
Francisco concluiu pedindo que o Espírito nos ensine a orar com o coração e de forma sincera, sem repetições automáticas. Ele convidou todos a unirem-se ao Espírito na oração pela Igreja e pelo mundo, especialmente no tempo de preparação para o Jubileu: “Que o Espírito nos auxilie na oração, da qual tanto precisamos”.
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News