Papa Francisco a seminaristas: “Um padre distante de seu bispo está manco”
Pontífice exorta seminaristas e clero de Toledo a cultivarem proximidade com Deus, bispos, colegas e o povo de Deus
Durante um encontro com seminaristas e clérigos de Toledo, Espanha, o Papa Francisco encorajou o grupo a fortalecer a proximidade com quatro pilares essenciais: Deus, os bispos, os demais sacerdotes e o povo de Deus. O Papa iniciou sua saudação de forma descontraída, brincando ao perguntar se a viagem a Roma era uma visita de turismo ou uma forma de penitência.
Francisco enfatizou que os sacerdotes devem ser próximos de Deus para “encontrar o Senhor” e, em segundo lugar, desenvolver uma relação estreita com os bispos. “Um padre que não é próximo de seu bispo é manco e lhe falta algo”, afirmou o Papa. O terceiro vínculo a ser cultivado é entre os próprios padres, começando ainda no seminário. Por fim, o Papa lembrou a importância de estarem próximos dos leigos, o “santo e fiel povo de Deus”.
Em outro momento, o Papa falou sobre a tradição da “Procissão dos Reservados”, uma celebração eucarística que recorda o primeiro momento em que a Eucaristia foi mantida no tabernáculo. Ele destacou que a celebração envolve três etapas importantes: a Missa, a exposição da Eucaristia ao longo do dia e a procissão de encerramento. Francisco encorajou os seminaristas a dedicarem tempo diante da Eucaristia, enfatizando que esse encontro pessoal com Jesus sustenta e ilumina a vida sacerdotal.
Para finalizar, o Papa lembrou que o ministério sacerdotal deve levar Cristo ao povo. “Espero que, sem desviar o olhar d’Aquele que nos guia, aprendamos a caminhar juntos na esperança do encontro que já experimentamos sacramentalmente”, concluiu Francisco.
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News