Notícias

Cardeal Pietro Parolin representa Papa Francisco na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Vaticano enfatiza a importância de soluções globais para a pobreza e a fome

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, está representando o Papa Francisco na Cúpula do G20, que ocorre no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro. Reunindo líderes das maiores economias do mundo, o evento conta com forte esquema de segurança e mobilizou as Forças Armadas para proteger instalações e acompanhar delegações. Entre as personalidades que aguardam o cardeal está o arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, que destacou o papel de Parolin em levar as preocupações do Papa sobre pobreza e fome, além de reforçar o trabalho contínuo da Igreja nessa área.

A cidade decretou feriado durante os dois dias do encontro, que reúne 55 delegações de 40 países e 15 organismos internacionais no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Os membros do G20, que inclui 19 países, a União Europeia e, agora, a União Africana, representam 85% do PIB mundial e 75% do comércio global. Antes de sua chegada ao Rio, Parolin participou da COP29 em Baku, Azerbaijão, onde apresentou um apelo do Papa por uma “nova arquitetura financeira internacional”, que inclua o perdão das dívidas de países pobres como um ato de justiça, não apenas de generosidade.

Além do G20, o Rio de Janeiro foi sede, até o dia 17 de novembro, de dois outros eventos importantes: o Urban 20 (U20), com prefeitos discutindo temas como pobreza, ecologia e fome, e o G20 Social, que tratou de questões sociais. Dom Orani Tempesta destacou que todos esses encontros representam oportunidades de discutir soluções globais e pediu que os líderes sejam iluminados para buscar caminhos de paz e fraternidade.

Com informações de Vatican News