Cardeal Spengler celebra primeira missa em Porto Alegre e destaca desafios da Igreja
Arcebispo reflete sobre vocações, transmissão da fé e conselho recebido do Papa Francisco

Dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre, celebrou na manhã de terça-feira (17) sua primeira missa como cardeal na Catedral Metropolitana Mãe de Deus. Criado cardeal pelo Papa Francisco no último dia 7, Dom Jaime, de 64 anos, agora faz parte do grupo de cardeais eleitores com direito a voto em um futuro conclave.
A missa em ação de graças contou com a presença de bispos do Rio Grande do Sul e de fora do estado. Em entrevista coletiva após a celebração, Dom Jaime destacou dois grandes desafios para a Igreja universal: as vocações e a transmissão da fé para as novas gerações.
O cardeal ressaltou a importância do contato pessoal na transmissão da fé, citando o exemplo de Jesus. Dom Jaime questionou como compartilhar a experiência de fé com as novas gerações, que possuem uma estrutura mental diferente. Outro desafio apontado foi a questão vocacional, tanto para o sacerdócio quanto para o matrimônio, agravada pela baixa taxa de natalidade no Rio Grande do Sul.
Dom Jaime compartilhou um conselho recebido do Papa Francisco durante o consistório: “Não perca a simplicidade”. O Papa também demonstrou interesse pela situação do Rio Grande do Sul, encorajando o cardeal a seguir em frente.
O arcebispo expressou seu desejo de permanecer em Porto Alegre até os 75 anos, idade em que os bispos devem apresentar sua renúncia ao Papa. Ele recordou também o legado de Dom Vicente Scherer, primeiro cardeal de Porto Alegre, criado em 1969, e sua simplicidade de vida.
Ajude a Rádio Aliança a continuar informando sobre os desafios e as alegrias da Igreja. Sua contribuição é valiosa! Acesse: alianca.fm.br/contribuintes