Notícias

Arquidiocese de Porto Alegre abre Jubileu da Esperança

Dom Jaime Spengler convida fiéis a serem "peregrinos da esperança" e destaca a centralidade de Cristo.

A Arquidiocese de Porto Alegre celebrou, neste domingo, 29 de dezembro, a abertura do Jubileu de 2025. A cerimônia, que aconteceu também em todas as dioceses do Brasil, foi marcada pela abertura da Porta Santa na Catedral Metropolitana.

Uma procissão, liderada pelo Cardeal Dom Jaime Spengler e bispos auxiliares, partiu da Igreja do Rosário, também designada como Santuário Jubilar. Presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e fiéis acompanharam a procissão, levando a Cruz de Cristo, como “peregrinos da esperança”.

Dom Jaime destacou em sua homilia a importância da esperança cristã, citando as palavras do Papa Francisco: “A esperança não decepciona”. O arcebispo convidou os fiéis a redescobrirem a centralidade da esperança em sua caminhada de fé. “Jesus é nossa esperança!”, exclamou Dom Jaime. “Somos peregrinos da esperança e iniciamos este ano jubilar com o firme propósito de promover a esperança. Existe esperança para todo ser humano.”

Dom Jaime ressaltou que a esperança “cura quando nossa fé e nosso amor estão em crise”, conduz por caminhos que a razão não alcança e impede a acomodação. “A esperança cristã requer coragem!”, afirmou. O Cardeal lembrou ainda que o seguidor de Jesus é “sinal de contradição, fermento de transformação, sal da terra e luz do mundo”.

Citando o Papa Francisco, Dom Jaime explicou que “a esperança cristã não engana nem desilude, porque está fundada na certeza de que nada nos separará do amor divino”. O arcebispo concluiu convidando os fiéis a vivenciarem o Jubileu como um tempo de renovação espiritual e transformação do mundo.

Com informações da Arquidiocese de Porto Alegre