Papa confia 2025 a Maria e pede proteção da vida
Na Solenidade de Maria Mãe de Deus, Francisco destaca a importância da humanidade de Cristo e o cuidado com os frágeis.
Na Solenidade de Maria Mãe de Deus, o Papa Francisco celebrou missa na Basílica de São Pedro e confiou o novo ano à proteção de Nossa Senhora. Em sua homilia, o Pontífice destacou a humanidade de Cristo e a importância do cuidado com a vida, desde a concepção até a morte natural.
Francisco recordou que Maria, como Mãe, nos conduz a Jesus e nos faz imergir no Mistério do Natal. “Deus se fez um de nós no seio de Maria”, disse o Papa, ressaltando que a Virgem Maria é a “porta pela qual Cristo entrou neste mundo”.
O Pontífice refletiu sobre as palavras do apóstolo Paulo: “Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher”. Essa expressão, segundo Francisco, reafirma a encarnação de Deus em um ventre humano. “Jesus, nosso Salvador, se fez carne”, disse o Papa, alertando para a tentação de criar uma imagem abstrata de Deus. “Ele é concreto, é humano: nasceu de uma mulher, tem um rosto e um nome, e nos chama a manter uma relação com ele.”
O Papa destacou a fragilidade de Jesus recém-nascido, que precisou dos cuidados maternos como qualquer criança. “Ele se mostra na fragilidade da carne”, disse Francisco. Ao longo de sua vida, Jesus escolheu a pequenez e o escondimento, revelando o amor de Deus em sua humanidade.
Francisco recordou que Deus se aproxima de nós com misericórdia, proximidade e compaixão. Jesus, em sua humanidade frágil, cuida dos mais frágeis, mostrando-nos o rosto de Deus. O Papa convidou os fiéis a encontrarem Jesus em suas próprias vidas, em sua fragilidade e na fragilidade daqueles que os cercam.
“Maria nos leva sempre ao Mistério do seu Filho”, disse Francisco. Invocá-la como Mãe de Deus, segundo o Papa, significa afirmar que Jesus, Senhor do tempo, habita nosso tempo e se faz presente no rosto de cada ser humano. “Ele vem naqueles que precisam dos mesmos cuidados: nos irmãos e irmãs que precisam de atenção, escuta e ternura.”
Francisco confiou o ano de 2025 a Maria, pedindo que aprendamos a encontrar a grandeza de Deus na pequenez da vida e a cuidar de toda criatura. No Dia Mundial da Paz, o Papa fez um apelo pela proteção da vida, desde a concepção até a morte natural. “Proteger a vida, cuidar das vidas feridas e restituir a dignidade à vida de cada ser humano é a base para construir uma civilização de paz”, afirmou.
Ao final da homilia, o Papa convidou os fiéis a aclamarem Maria como Mãe de Deus e a lhe confiarem suas preocupações, sofrimentos e alegrias.