Notícias

Irmã Simona Brambilla é a primeira mulher prefeita de um dicastério no Vaticano

Papa Francisco nomeia religiosa para liderar o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Em um marco histórico, a Irmã Simona Brambilla tornou-se a primeira mulher a liderar um dicastério da Cúria Romana. O Papa Francisco a nomeou prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A nomeação, anunciada nesta segunda-feira, reforça o compromisso do Pontífice com a maior participação das mulheres em cargos de liderança na Igreja.

Irmã Simona, ex-superiora geral das Missionárias da Consolata, atuava como secretária do mesmo dicastério desde outubro de 2023. Ela trabalhará ao lado do Cardeal Ángel Fernández Artime, nomeado pró-prefeito.

Com formação em enfermagem e experiência missionária em Moçambique, Irmã Simona liderou as Missionárias da Consolata de 2011 a 2023. Em 2019, ela foi uma das sete mulheres nomeadas pelo Papa para integrar o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada, marcando um passo importante na inclusão feminina.

A nomeação de Irmã Simona é fruto da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, que permitiu que leigos, inclusive mulheres, assumam a liderança de dicastérios, cargos antes reservados a cardeais e arcebispos. A presença feminina no Vaticano tem crescido significativamente sob o pontificado de Francisco. Dados de 2013 a 2023 mostram um aumento de 19,2% para 23,4% na participação de mulheres na Santa Sé e no Estado da Cidade do Vaticano.

Outras mulheres ocupam cargos de destaque no Vaticano, como Barbara Jatta, diretora dos Museus Vaticanos, e a Irmã Raffaella Petrini, secretária-geral do Governatorato. Há também várias subsecretárias, secretárias e vice-diretoras em diferentes dicastérios e comissões.

Com informações de Vatican News