Papa Francisco Denuncia a Praga do Trabalho Infantil
Em catequese, Pontífice conclama a proteger as crianças e a garantir seus direitos.
O Papa Francisco dedicou sua catequese desta quarta-feira, 8 de janeiro, à reflexão sobre a grave questão do trabalho infantil. O Santo Padre lamentou que, em um mundo capaz de grandes avanços tecnológicos, ainda se permita que crianças sejam exploradas e privadas de seus direitos fundamentais. “Fatigamos a ver nos olhos de uma criança que foi deixada à margem e que é explorada e abusada”, disse o Papa.
Francisco recordou que as Escrituras Sagradas se referem aos filhos como um presente de Deus, um dom que deve ser tratado com respeito e cuidado. Entretanto, a história, desde os tempos bíblicos, é marcada por episódios de violência contra crianças, como o massacre dos inocentes ordenado por Herodes. O Papa traçou um paralelo entre a fuga de Jesus, Maria e José para o Egito e a situação de tantas famílias refugiadas nos dias de hoje, que sofrem com a perda de suas casas e a ameaça à segurança de seus filhos.
O Pontífice relembrou ainda os ensinamentos de Jesus sobre a importância das crianças. Cristo acolhia os pequenos, repreendendo os discípulos que tentavam impedi-los de se aproximar, e afirmava que o Reino dos Céus pertence aos que se tornam como eles. “Um menino que não sorri e não sonha não poderá conhecer nem deixar florescer seus talentos”, disse Francisco, enfatizando a necessidade de proteger a infância e os sonhos das crianças.
O Papa Francisco fez um apelo para que todos os cristãos se unam no combate ao trabalho infantil e à exploração de menores. “Não podemos aceitar que os irmãozinhos, em lugar de ser amados e protegidos, sejam despojados de sua infância”, exortou o Santo Padre, pedindo a Deus que ilumine a todos para que cada criança possa crescer em idade, sabedoria e graça, recebendo e dando amor.
Ajude a Rádio Aliança a continuar ecoando o apelo do Papa Francisco pela proteção das crianças. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de ACI Prensa