Papa Francisco realiza mudanças na liderança do Colégio Cardinalício
Decano e vice-decano têm mandatos prorrogados e Cardeal Prevost é elevado à Ordem dos Bispos.
![](https://alianca.fm.br/wp-content/uploads/2025/02/11.15.03.jpeg)
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (6) importantes decisões do Papa Francisco para a organização do Colégio Cardinalício. Além de prorrogar os mandatos do cardeal Giovanni Battista Re como decano e do cardeal Leonardo Sandri como vice-decano, o Santo Padre elevou o cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, à Ordem dos Bispos, concedendo-lhe o título da Sé suburbicária de Albano.
A continuidade do Cardeal Re, de 91 anos e criado cardeal pelo Papa João Paulo II em 2001, demonstra a confiança depositada pelo Papa Francisco em sua experiência e liderança. O decano, cuja nomeação foi confirmada pelo Pontífice em 2020, segue à frente do Colégio Cardinalício.
O Cardeal Sandri, argentino também de 91 anos e criado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2007, mantém-se como vice-decano. Sua atuação junto ao Colégio Cardinalício, reconhecida pelo Papa Francisco em 2020, garante a continuidade dos trabalhos.
A ascensão do Cardeal Prevost à Ordem dos Bispos e a sua nomeação para a Sé suburbicária de Albano preenchem a vaga deixada pelo Cardeal Angelo Sodano, falecido em maio de 2022. Com essa importante nomeação, o Cardeal Prevost, responsável pelo Dicastério para os Bispos, assume um papel ainda mais relevante na estrutura da Igreja. A Sé suburbicária de Albano, com sua rica história ligada à Igreja Romana, confere ao Cardeal Prevost uma posição de destaque no Colégio Cardinalício.
Ajude a Rádio Aliança a levar até você as notícias do Vaticano. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News