Notícias

Brasil presente no Jubileu das Forças Armadas no Vaticano com delegação de 45 membros

Peregrinos liderados por Dom Marcony Ferreira representam o país em evento com missa presidida pelo Papa Francisco.

Uma delegação de 45 brasileiros, representando as Forças Armadas, Polícia e Segurança, participa neste fim de semana (8 e 9 de fevereiro) do Jubileu dedicado a esses profissionais no Vaticano. O grupo, liderado pelo arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, inclui capelães, militares da ativa e da reserva, e seus familiares, em uma demonstração de fé e compromisso com a Igreja.

O tenente-coronel capelão da Força Aérea Brasileira, padre Adilson Costa, expressa o entusiasmo do grupo: “É um momento de muita graça para nós. […] Iremos representando todo este trabalho que é realizado no meio militar aqui no Brasil, todos esses militares comprometidos com a missão e que são homens e mulheres de fé”. A delegação é composta por militares de diversas regiões do país, como São José dos Campos (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

A programação do Jubileu é intensa e inclui a passagem pela Porta Santa nas Basílicas Maiores no sábado (8). No mesmo dia, um concerto na Piazza del Popolo dará as boas-vindas aos peregrinos. O ponto alto do evento será a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no domingo (9), às 10h30 (horário local).

O Padre Adilson destaca a importância do Jubileu para o crescimento espiritual dos militares: “Os militares têm essa motivação justamente para crescer na sua vida espiritual, na vida de conversão e de poder também beber desta fonte que a Igreja nos concede através do Santo Padre”. O tema do Ano Jubilar, “peregrinos de esperança”, ressoa profundamente com a experiência militar, como explica o sacerdote: “Cristo sendo a nossa esperança não há confusão, não há engano”.

Além da participação em Roma, o Jubileu é celebrado no Brasil pelo Ordinariado Militar, que atua como uma Igreja Particular, oferecendo cuidado espiritual e pastoral às forças de segurança em todo o país. “O capelão está ali [com os militares] fortalecendo, estando juntos, nas alegrias e nas tristezas”, descreve o padre Adilson. A Catedral Rainha da Paz, em Brasília, é um ponto de referência para os militares e suas famílias obterem as indulgências concedidas pelo Santo Padre durante o Ano Jubilar.

A delegação brasileira se une a mais de 30 mil peregrinos de cerca de 100 países, incluindo delegações da Ucrânia, Espanha e Estados Unidos, conforme anunciado por Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Nova Evangelização do Vaticano.

Ajude a Rádio Aliança a levar a mensagem de esperança a todos os cantos. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News