Notícias

Papa Francisco respira autonomamente apesar da pneumonia bilateral

O Santo Padre permanece internado no Hospital Gemelli e já passa suas noites sem ventilação mecânica.

O estado de saúde do Papa Francisco continua a ser monitorado com atenção no Hospital Policlínico Gemelli, onde ele está internado desde a última sexta-feira. Fontes do Vaticano confirmaram que, apesar da pneumonia bilateral que afeta ambos os pulmões, o Santo Padre é capaz de respirar de forma autônoma, sem a necessidade de ventilação mecânica.

Matteo Bruni, diretor da Oficina de Imprensa do Vaticano, afirmou que o Papa teve uma noite tranquila, a quinta desde sua internação. Após acordar, ele tomou café da manhã e passou algum tempo lendo jornais, indicando um bom nível de conforto em sua condição atual. O Pontífice também se senta ocasionalmente em um sofá disponível em seu quarto, na décima planta do hospital.

A pneumonia que o Papa enfrenta resulta da inflamação dos alvéolos pulmonares, frequentemente causada por agentes patogênicos que penetram pelas vias respiratórias. O quadro se agrava quando a infecção é bilateral, como é o caso do Pontífice, e a gravidade do quadro depende da resposta de cada paciente. Desde a internação, a equipe médica do Papa já trocou três vezes de terapia, buscando a combinação de antibióticos mais eficaz para tratar a infecção.

Os desafios em seu tratamento aumentaram na última segunda-feira, quando notificaram um “quadro complexo”, resultado de uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. O diagnóstico mais preciso foi alcançado na terça-feira, com a divulgação dos resultados de uma tomografia axial computarizada (TAC).

Além disso, é esperado que o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, visite o Santo Padre ao longo do dia, após retornar de uma viagem a Uagadugú, em Burkina Faso, onde participou das comemorações do 125º aniversário da evangelização do país.

Unidos em oração pelo Papa, a Rádio Aliança acompanha as atualizações sobre sua saúde, e faz um apelo aos ouvintes para ajudar na missão de disseminar a mensagem de Cristo. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de ACI Prensa