Fiéis se reúnem na Praça de São Pedro em terço pela saúde do Papa Francisco
Cardeal Pietro Parolin presidiu a oração, que contou com a presença de centenas de pessoas, incluindo cardeais, bispos e membros da Cúria Romana.

A Praça de São Pedro, palco do primeiro encontro do Papa Francisco com os fiéis após sua eleição, tornou-se cenário de uma comovente demonstração de fé e carinho. Na noite desta segunda-feira, 24 de fevereiro, centenas de pessoas – leigos, religiosos, famílias, jovens e autoridades eclesiásticas – reuniram-se para rezar o terço pela recuperação do Pontífice, internado no Hospital Gemelli há dez dias.
A iniciativa, liderada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, foi uma resposta ao chamado que circulou durante o dia, e se somou à corrente de orações que já vinha ocorrendo em diversas dioceses do mundo desde sábado. O Cardeal Parolin, em sua introdução, pediu orações para que Francisco “possa recuperar a saúde”. A Arquidiocese de Buenos Aires, terra natal do Papa, também realizou uma missa em sua intenção.
Apesar da chuva e de uma greve de transportes em Roma, a praça recebeu fiéis de diversas nacionalidades, que seguravam terços, bandeiras de seus países, fotos do Papa e velas. A oração foi conduzida em meio aos Mistérios Gozosos, cantos da Schola Cantorum, ladainhas e a leitura do Evangelho de Lucas sobre a Anunciação. No local onde o Papa costuma presidir as missas e audiências, foi colocado o ícone de Maria Saúde dos Enfermos, a quem o Cardeal Parolin confiou a saúde do Pontífice.
Entre os presentes, destacavam-se cerca de 30 cardeais, como Tagle, Ouellet, Prevost, Artime, Bagnasco, Feroci, Semeraro, Burke, Müller e Becciu, além da Irmã Raffaella Petrini, futura líder do Governatorato do Vaticano, e diversos colaboradores da Cúria Romana e da diocese de Roma.
Em sua fala, o Cardeal Parolin recordou que, nos Atos dos Apóstolos, a Igreja rezava intensamente por Pedro enquanto ele estava preso. “Por dois mil anos, o povo cristão reza pelo Papa que está em perigo ou está doente”, afirmou. “Também nestes dias em que o Santo Padre Francisco foi internado no Hospital Gemelli, uma intensa oração está sendo elevada por ele ao Senhor”. O Cardeal expressou o desejo de que Maria Santíssima, invocada como Salus infirmorum, ampare o Papa neste momento de provação e o ajude a recuperar a saúde em breve.
Ao final da oração, que durou cerca de 45 minutos, a multidão se dispersou, mas alguns fiéis permaneceram na praça, como freiras espanholas, um grupo de chineses e padres filipinos. O Cardeal Lazarus You Heung-sik, Prefeito do Dicastério para o Clero, cercado por jovens coreanos, expressou sua alegria pela presença do povo de Deus e afirmou: “O Papa é o centro do cristianismo, da Igreja, ele é o sucessor de Pedro. Devemos rezar por ele, que nos amou tanto, e agora também devemos dar amor ao Papa. Espero que ele se recupere logo”. O Cardeal You enviou uma mensagem direta ao Papa: “Santo Padre, eu o amo muito! (…) Estou pronto para dar minha vida por você e pela Igreja.”
A Rádio Aliança se une a este momento de oração e fé, e convida a todos para fortalecer a corrente de preces pelo Papa. Ajude a Rádio Aliança a continuar sua missão de levar a Palavra de Deus: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News