Notícias

Papa Francisco: “Menos telas, mais olhos nos olhos”; um apelo pelo uso humano da tecnologia

Em vídeo de oração para abril, Pontífice lamenta que telas nos façam esquecer das pessoas reais e pede que tecnologia una, respeite a dignidade e ajude a enfrentar crises.

O Papa Francisco dedicou sua intenção de oração para o mês de abril ao uso das novas tecnologias, fazendo um apelo contundente para que elas não substituam as relações humanas e sejam utilizadas de forma ética e solidária. Na videomensagem divulgada nesta terça-feira, 1º de abril, gravado antes de sua hospitalização em fevereiro, o Pontífice clama: “Quanto eu gostaria que olhássemos menos para as telas e mais nos olhos uns dos outros!”.

O Santo Padre lamenta que o foco excessivo nos dispositivos móveis e redes sociais possa nos distanciar da conexão verdadeira com o próximo. “Quando passamos mais tempo com o celular do que com as pessoas, algo não funciona”, afirma, acrescentando que “a tela nos faz esquecer que por trás existem pessoas reais que respiram, riem e choram”.

Francisco reconhece a tecnologia como um “dom de Deus”, fruto da inteligência humana, mas alerta para o perigo de seu uso beneficiar apenas alguns, excluindo outros. Ele enfatiza que o verdadeiro desafio não é apenas desenvolver novas ferramentas, mas aprender a usá-las para o bem comum. “Quando nos olhamos nos olhos, descobrimos o que realmente importa: que somos irmãos, irmãs, filhos do mesmo Pai”, expressa.

Então, o que fazer? Para o Papa, a chave está em usar a tecnologia “para unir, não para dividir”. Ele encoraja seu uso para “ajudar os pobres”, melhorar a “vida dos doentes e das pessoas com capacidades diferentes”, para “cuidar de nossa casa comum” e, finalmente, para “nos encontrarmos como irmãos”.

Ao concluir, o Pontífice pede aos fiéis que se unam em oração para que as novas tecnologias sejam um meio de encontro, respeitem a dignidade humana e auxiliem no enfrentamento das crises atuais: “Oremos para que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, respeite a dignidade das pessoas e ajude a enfrentar as crises do nosso tempo”.

Esta iniciativa faz parte dos vídeos mensais do Papa, produzidos desde 2016 em colaboração com a Rede Mundial de Oração do Papa, mobilizando católicos em mais de 114 países diante dos desafios da humanidade.

A Rádio Aliança ecoa o apelo do Papa Francisco por um uso mais humano e fraterno da tecnologia. Sua contribuição nos ajuda a levar adiante essa mensagem: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de ACI Prensa