Notícias

Corpo do Papa Francisco chega à Basílica de São Pedro; Missa das Exéquias será no sábado

Após cerimônia de oração, multidão acompanha início da visitação pública; Missa solene de despedida será celebrada no sábado, 26 de abril

Na manhã desta terça-feira, 23 de abril, teve início oficialmente o último adeus ao Papa Francisco com o traslado de seu corpo à Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia solene seguiu as orientações do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis — que rege as exéquias papais — e reuniu fiéis, cardeais, religiosos e autoridades em um momento de profunda oração e reverência.

A procissão partiu da Capela da Casa Santa Marta pontualmente às 9h (horário local), conduzindo a urna com os restos mortais do Santo Padre pelas áreas internas do Vaticano. Após atravessar a Praça Santa Marta, a Praça dos Protormártires Romanos e sair pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro, o cortejo ingressou na Basílica pela porta central.

Diante do Altar da Confissão, coração simbólico da Basílica Vaticana, o cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidiu um momento de oração com a Liturgia da Palavra. Ao término, foi aberto oficialmente o período de visitação pública, que permitirá aos fiéis prestarem sua última homenagem ao Pontífice que marcou a história da Igreja com misericórdia, simplicidade e amor pelos marginalizados.

O ápice das exéquias será no próximo sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), com a celebração da Missa das Exéquias no átrio da Basílica de São Pedro. A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, e marcará o início do Novendiali, os nove dias de oração em sufrágio da alma do Papa falecido.

Ao final da Santa Missa, acontecerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, solenidades litúrgicas que expressam, diante de Deus, a entrega definitiva do Santo Padre à eternidade. Em seguida, o caixão será novamente levado ao interior da Basílica, e dali será trasladado para a Basílica de Santa Maria Maior para o sepultamento, em consonância com o amor mariano que caracterizou o pontificado de Francisco.

Diversos chefes de Estado, líderes religiosos e fiéis de todas as partes do mundo já anunciaram presença para participar das cerimônias, que estão sendo acompanhadas com emoção e reverência.

Neste momento tão significativo para a Igreja, renovamos nossa esperança na Ressurreição prometida e rezamos: Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e a luz perpétua o ilumine!

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando a paz, a fé e a esperança que o Papa Francisco tanto pregou. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News