Notícias

Papa Leão XIV às Pontifícias Obras Missionárias: “O mundo precisa da esperança do Evangelho”

Em sua primeira audiência com os representantes das POM, Papa reforça o espírito missionário da Igreja como instrumento de reconciliação, paz e unidade

Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, o Papa Leão XIV recebeu em audiência, no Vaticano, os participantes da Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Representando mais de 120 países, os missionários e diretores nacionais foram calorosamente acolhidos pelo Santo Padre, que os encorajou a manter viva a chama da evangelização no mundo atual.

“Expresso, antes de tudo, minha gratidão a vocês e aos seus colaboradores pelo serviço prestado, que é indispensável para a missão da Igreja”, disse o Papa, lembrando com carinho sua própria trajetória missionária como pastor no Peru.

As Pontifícias Obras Missionárias — compostas por quatro braços principais: Propagação da Fé, Infância Missionária, São Pedro Apóstolo e União Missionária — foram elogiadas pela forma como promovem a formação, a evangelização e a vocação missionária especialmente em territórios onde a Igreja ainda está em consolidação.

Para Leão XIV, o zelo apostólico — tão presente nos documentos do Concílio Vaticano II — é “ainda mais urgente hoje”. Em sua reflexão, o Papa destacou que “vivemos em um mundo ferido pela guerra, pela violência e pela injustiça, que precisa desesperadamente ouvir a mensagem evangélica do amor de Deus e experimentar o poder reconciliador da cruz”.

Recordando a homilia de início de seu pontificado e a exortação apostólica Evangelii Gaudium, de Francisco, Leão XIV reforçou o ideal de uma Igreja missionária, que se abre ao mundo e o transforma com o anúncio do Evangelho. Ele convidou os diretores das POM a estarem mais próximos das comunidades eclesiais: “É importante visitar paróquias e dioceses, ajudando os fiéis a redescobrirem seu chamado missionário”.

O Papa também identificou dois fundamentos essenciais da identidade das POM: a comunhão e a universalidade da Igreja. “Cristo é nosso Salvador e, n’Ele, somos um só povo de Deus, na riqueza de nossas culturas e línguas”, disse ele, relacionando essa visão ao lema de seu pontificado: In Illo uno unum (Em Aquele que é Um, sejamos um).

Ao final, o Santo Padre manifestou seu apoio ao processo de renovação dos estatutos das POM, motivado pelo desejo de reafirmar o carisma e a missão dessas obras na evangelização contemporânea. E, em sintonia com o espírito do Ano Santo do Jubileu, concluiu convocando todos a serem “missionários da esperança”:

“Peço a Maria, Mãe da Igreja, que acompanhe com ternura sua missão. E a todos concedo de coração minha Bênção Apostólica como penhor da alegria e da paz duradouras no Senhor.”

⛪🌍 A Rádio Aliança, em comunhão com toda a Igreja, se une à missão de anunciar Cristo aos povos. Seja parte dessa obra de evangelização: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News