Papa Leão XIV ordena 32 novos sacerdotes em Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Celebração na Basílica de São Pedro marca o Jubileu dos Sacerdotes e o Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal

Na manhã desta sexta-feira, 27 de junho, o Papa Leão XIV presidiu a missa de ordenação de 32 novos sacerdotes na Basílica de São Pedro, em Roma. A celebração coincidiu com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e o Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal, inserindo-se no contexto do Jubileu dos Sacerdotes. Entre os novos padres, encontravam-se Lucas Soares dos Santos, da Arquidiocese de Brasília, e Daniel Alberto dos Santos, de Angola.
A cerimônia seguiu-se à peregrinação jubilar às Portas Santas das Basílicas Papais e à Vigília de oração na Basílica de São João de Latrão, presidida por Dom Rino Fisichella.
Em sua homilia, o Papa Leão XIV dirigiu-se aos futuros sacerdotes, enfatizando a importância do vínculo com o Coração de Cristo, mistério da encarnação, morte e ressurreição. O Pontífice convidou a refletir sobre como contribuir para a obra de salvação, recordando que o amor do Senhor é universal, especialmente em tempos de conflito.
Leão XIV exortou os presentes a colaborarem com o Senhor, colocando a Eucaristia no centro de suas vidas, buscando o sacramento da penitência e através da oração, meditação da Palavra e exercício da caridade.
Inspirado pelo Evangelho de Lucas, que narra a alegria do pastor ao encontrar a ovelha perdida, o Papa convidou os novos sacerdotes a viverem a caridade pastoral, tornando-se unidos a Jesus, “semente de concórdia no meio dos irmãos”, carregando nos ombros quem se perdeu, perdoando quem errou e cuidando de quem sofre.
O Papa também refletiu sobre o ministério sacerdotal como um ministério de santificação e unidade, pedindo esforços por uma “Igreja unida”, com todos “reconciliados, unidos e transformados pelo amor que jorra copiosamente do Coração de Cristo”, para levar a paz do Ressuscitado ao mundo.
Leão XIV incentivou os novos padres a amarem a Deus e aos irmãos, serem generosos, fervorosos nos sacramentos, na oração e no ministério, próximos do rebanho e a imitarem as “figuras maravilhosas de santidade sacerdotal” que, ao longo da história, serviram ao Senhor com fé e dedicação.
Ajude a Rádio Aliança a continuar transmitindo mensagens de fé e esperança. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News