Papa Leão XIV apela à criação de “Sementes de Paz e Esperança” no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação
Mensagem para o 10° Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação destaca a importância da justiça ambiental

O Papa Leão XIV divulgou, nesta quarta-feira (02/07), sua mensagem para o 10° Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que será celebrado em 1º de setembro de 2025. O tema escolhido, “Sementes de paz e esperança”, ecoa a Encíclica Laudato si’ no seu décimo aniversário e o Jubileu da Esperança.
Leão XIV reflete sobre a imagem da semente, utilizada por Jesus para falar do Reino de Deus, e a aplica a nós: “Em Cristo, somos sementes, sementes de paz e esperança”.
O Papa alerta para a ruína da terra, com injustiça, violação de direitos, desigualdade e ganância que provocam desmatamento, poluição e perda de biodiversidade. Ele destaca que os fenômenos naturais extremos, causados pelas mudanças climáticas, atingem principalmente os mais pobres e as comunidades indígenas.
Leão XIV denuncia a transformação da natureza em “campo de batalha” pelo controle de recursos vitais, com áreas agrícolas e florestas perigosas devido a conflitos e exploração.
Citando a Bíblia, o Papa recorda que o ser humano deve “cultivar e guardar” o jardim do mundo, numa relação de reciprocidade responsável com a natureza.
Para Leão XIV, a justiça ambiental é uma necessidade urgente, que ultrapassa a mera proteção do ambiente e se torna uma questão de justiça social, econômica, antropológica e teológica. Cuidar da criação é um ato de fé e de humanidade.
O Papa recorda o projeto “Borgo Laudato si’”, em Castel Gandolfo, como um exemplo de como viver, trabalhar e fazer comunidade aplicando os princípios da Encíclica Laudato si’. Ele expressa o desejo de que a Encíclica continue a inspirar a Igreja e as pessoas de boa vontade, e que a ecologia integral seja cada vez mais escolhida como caminho a seguir.
Ajude a Rádio Aliança a continuar divulgando mensagens de cuidado com a criação e esperança para o futuro. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News