Jovens coreanos pedem que São Carlo Acutis seja patrono da JMJ de Seul
Recém-canonizado, o "santo millennial" inspira a juventude da Coreia do Sul com seu exemplo de evangelização no mundo digital, gerando um forte movimento de devoção.

A recente canonização de Carlo Acutis foi acolhida como “um presente especial de Deus para o nosso tempo” na Coreia do Sul e já inspira um forte desejo no coração da juventude local: que o jovem santo seja proclamado um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Seul, em 2027. O pedido reflete a imensa popularidade e a conexão que os jovens coreanos sentem com o “ciberapóstolo da Eucaristia”.
A confirmação deste sentimento vem de Dom Paul Kyung Sang Lee, bispo auxiliar de Seul e responsável pelo Comitê Organizador da JMJ. “Carlo Acutis já é uma referência e uma fonte de inspiração para os jovens coreanos. Eles esperam que ele possa ser proclamado padroeiro da JMJ”, afirmou o bispo. Ele destacou que o exemplo de santidade de Carlo, especialmente sua vivência da fé no mundo digital, será um farol na preparação para o evento.
A devoção da juventude coreana não é de hoje. Dom Lee recordou que mais de mil jovens que participaram da JMJ do Jubileu, em Roma, fizeram questão de visitar o túmulo de Acutis em Assis. Além disso, uma relíquia doada pela família do santo está na capela da sede do Comitê da JMJ, em Seul. “Nossos jovens vão frequentemente à capela para pedir sua intercessão. Eles o sentem como um deles; é um santo millennial”, partilhou o prelado.
Os sinais dessa veneração se espalham. Uma estátua de Carlo Acutis foi instalada no pátio da sede da mídia católica coreana, a CPBC, como um lembrete constante de que os meios de comunicação são canais potentes para a difusão do Evangelho.
Para Dom Kim Jong-gang, presidente do Comitê para a Pastoral da Juventude, a canonização de Carlo Acutis “traz grande esperança e um senso de desafio” para uma geração nascida e criada no ambiente digital. Ele descreve o novo santo como uma “figura missionária adaptada à era digital”, que exorta os jovens a usarem suas habilidades tecnológicas como ferramentas de evangelização.
Mais do que um especialista em internet, Carlo é um exemplo de vida cristã. Sua santidade, afirma Dom Kim Jong-gang, mostra aos adolescentes que “é possível colocar Deus em primeiro lugar e crescer no caminho espiritual por meio da oração”. Em resposta a este fenômeno de fé, diversas paróquias e dioceses por toda a Coreia já estão organizando encontros e estudos sobre a vida do jovem santo, buscando aprofundar o conhecimento de seu luminoso testemunho.
A história de São Carlo Acutis na Coreia do Sul mostra o poder de um testemunho de fé na era digital. Para que a Rádio Aliança continue a ser “Um Farol de Esperança”, utilizando também as novas tecnologias para evangelizar e inspirar nossos jovens, contamos com a sua ajuda.
Faça parte desta missão. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Vatican News