Notícias

Presídio no Piauí inicia grupo do Terço dos Homens

Voluntários visitam semanalmente a penitenciária de Floriano (PI) para acompanhar 20 internos da unidade prisional na recitação dos mistérios

Um fruto da intercessão à Virgem Maria em nosso país está na cidade de Floriano, no estado do Piauí, onde surgiu o primeiro grupo do Terço dos Homens formado pelos internos da unidade prisional Gonçalo de Castro Lima, conhecida também como Penitenciária Vereda Grande.

Desde o início do ano, 20 homens deixam suas celas semanalmente às quintas-feiras à tarde. Eles se reúnem, durante uma hora, para rezar os mistérios do Terço e refletir sobre o Evangelho do dia. A iniciativa surgiu de um dos internos, Jânio Santana Pereira Martins, que manifestou o desejo de rezar o Terço com os outros detentos e pediu que tivesse acesso ao manual oficial do Terço dos Homens Mãe Rainha.

“Por ação do Espírito Santo, tomei essa decisão e, conversando com uma das agentes penais, e com a graça de Deus, conseguimos trazer uma equipe do Terço dos Homens. A gente sabe o poder da oração e precisamos alimentar a nossa fé e a nossa esperança”, disse.

E não somente foi entregue o manual de oração, mas uma equipe diocesana do Terço dos Homens decidiu ir até a penitenciária levar orientações sobre como rezar o terço. O que deveria ser somente um dia de formação virou rotina. Desde então, o grupo se reúne em uma das salas da unidade prisional. O trabalho foi devidamente autorizado pela direção do presídio, que também garante a segurança dos homens do Terço que entram para rezar.

Fé que alimenta a esperança

Jânio explicou que normalmente o presídio é um lugar onde pessoas largam a esperança, mas, com a oração do terço, muitos se reanimaram na fé. Alguns, inclusive, já planejam montar grupos do terço em suas cidades quando cumprirem suas penas. Edilson Porto Mousinho, o diretor da unidade, disse que os próprios detidos pedem o direito de participar dos encontros e que a experiência tem gerado muitos frutos na vida dos internos. “Eles têm mudanças positivas de comportamento e perspectivas de vida, com novas esperanças para o futuro, para quando deixarem o presídio”, disse o diretor.

João Francisco da Cunha Silva, coordenador regional do Terço dos Homens no Piauí, explica que sentiu nos internos uma sede de Deus, de conhecer e ouvir mais sobre as coisas do Alto.

“Diante disso, decidimos criar o grupo para aprofundar mais sobre a formação. E a resposta tem sido fantástica. Aqui tínhamos homens que não sabiam sequer fazer o sinal da cruz, nem rezar qualquer oração simples, e hoje se emocionam a cada encontro com o terço e o manual nas mãos”.

O Terço dos Homens Mãe Rainha faz parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt e foi o responsável pelo despertar de inúmeros grupos do Terço em várias dioceses do Brasil. Atualmente envolve mais de um milhão de integrantes pelo país e diversos grupos realizam ações sociais, além de se reunirem semanalmente para rezar. Na espiritualidade de Schoenstatt, Maria tem o papel de ser Mãe e Educadora de homens novos. É justamente por isso que sua presença no presídio é tão especial.

Fonte: Portal A12