Notícias

Santa Sé autoriza abertura de causa para canonização de filipina de 13 anos

“Ela era um testemunho andante de piedade e religião, estava sempre vestida de branco e com um rosário no pescoço”

No dia 16 de março, a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, informou que a Santa Sé concedeu o nihil obstat (nada impede) para que comece a causa de canonização de Niña, que agora é considerada uma “serva de Deus”, o primeiro “passo” para chegar aos altares. Se a filipina for declarada santa, ela será uma das mais jovens da história.

A notícia foi anunciada com uma circular do bispo de Laog, dom Renato Mayugba, que foi lida nas igrejas da região de Ilocos Norte, de onde é natural Ruiz Abad.

Em julho de 2023, os bispos das Filipinas já haviam manifestado o seu apoio à abertura da causa, que será formalmente inaugurada no dia 7 de abril, Domingo da Divina Misericórdia, na Catedral de São Guilherme de Laoag, com a primeira sessão do tribunal diocesano.

Biografia de Niña Ruiz-Abad, uma adolescente de 13 anos que poderia ser santa

Niña Ruiz-Abad nasceu em 31 de outubro de 1979 na cidade de Quezon. Ela era filha de um casal de advogados. Seu pai morreu quando ela tinha apenas três anos.

Ela cresceu com sua irmã Mary Anne. Ela estudou no Centro de Estudos Infantis da Universidade das Filipinas e depois na Escola Montessori Holy Angels.

Sua mãe, devota da Divina Misericórdia, mudou-se com as filhas para Sarrat em abril de 1988 para trabalhar no Ministério da Justiça.

Niña cursou o ensino médio na Universidade Estadual Mariano Marcos de Laoag. Ela era profundamente devota da eucaristia e, desde muito nova, dedicou-se à distribuição de terços, bíblias, livros de orações e imagens de santos no seu bairro e na escola.

Quando o padre Danny Pajarillaga conheceu Niña em 1993, pôde constatar que ela tinha um grande amor pela eucaristia e que rezava muito. “Ela era um testemunho andante de piedade e religião, estava sempre vestida de branco e com um rosário no pescoço”, recordam aqueles que a conheceram, segundo Fides.

Niña foi diagnosticada com miocardiopatia hipertrófica aos dez anos e viveu os três anos da doença com muita fé e alegria. “A vida da menina era de oração, adoração e relacionamento íntimo com Deus, Jesus, o Espírito Santo e a Santíssima Virgem Maria”, diz dom Mayugba.

Em 16 de agosto de 1993, ela sofreu uma parada cardíaca enquanto estava na escola e foi imediatamente levada ao hospital, onde morreu. Ela foi enterrada em um cemitério público em Sarrat e seu túmulo é hoje um local de peregrinação.

“Hoje, as crianças e os jovens se inspiram na vida de Niña Ruiz-Abad para viver uma vida enraizada na oração. Sua história continua tocando o coração de muitas pessoas porque é um exemplo de como com Deus os obstáculos podem ser superados”, disseram os bispos das Filipinas.

Fonte: ACI Digital