Notícias

Papa Francisco Lança Iniciativa de Oração para Crianças em Roma

Durante uma visita surpresa, o Pontífice inaugura a "Escola de Oração" e enfatiza a importância de agradecer, pedir licença e desculpas.

 

Em um gesto de proximidade e ensinamento, o Papa Francisco marcou presença na Paróquia de São João Maria Vianney, localizada no bairro Borghesiana de Roma, para um encontro significativo com 200 crianças em fase de preparação para a Primeira Comunhão. Este evento inaugurou a “Escola de Oração”, uma iniciativa do Pontífice voltada para o Ano da Oração, antecedendo o Jubileu de 2025, enfatizando a importância de construir uma base sólida de fé e gratidão desde a infância.

A visita ocorreu na tarde de quinta-feira, 11 de abril, surpreendendo a todos, desde o pároco, pe. Marco Gandolfo, até dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, que organizou o encontro. A chegada inesperada do Papa à comunidade foi recebida com entusiasmo pelas crianças, que esperavam uma catequese rotineira, não um momento tão especial.

Durante aproximadamente uma hora, o Papa Francisco respondeu às perguntas das crianças, oferecendo uma catequese focada na oração de ação de graças e na importância das palavras “obrigado”, “com licença” e “desculpa”. Ele destacou como essas simples expressões refletem profundamente os valores cristãos de gratidão, respeito e humildade.

Além disso, o Pontífice abordou temas profundos como a vida, a morte, e a capacidade de encontrar gratidão mesmo nos momentos mais desafiadores. Ele encorajou as crianças a refletirem sobre as bênçãos diárias, mesmo diante de adversidades como doença, solidão e as tristezas trazidas pelas notícias de conflitos mundiais.

O encontro também foi uma oportunidade para que as crianças expressassem sua fé através de uma “Oração de Ação de Graças” especialmente composta para a ocasião, criando uma memória duradoura deste encontro inspirador.

Ao final, o Papa Francisco presenteou cada criança com um ovo de Páscoa, simbolizando renovação e esperança. Para os sacerdotes e catequistas presentes, foram entregues exemplares da série “Notas sobre a oração”, uma coleção de livros destinada a enriquecer a vida pastoral e espiritual das comunidades no caminho para o Jubileu de 2025.

Este evento não apenas reforçou a mensagem de que a oração é central na vida cristã, mas também destacou a importância da presença e orientação dos mais jovens na fé, preparando o terreno para uma futura geração de fiéis comprometidos e gratos.

Fonte: Vatican News