Notícias

Lançamento do Curso “Caminho da Fé” pela Arquidiocese de Porto Alegre

Uma jornada formativa para leigos se inicia com palestra do arcebispo Dom Jaime Spengler

Na capital gaúcha, a Arquidiocese de Porto Alegre deu início ao inovador curso “Caminho da Fé”, destinado a leigos e leigas que buscam aprofundar seus conhecimentos nos fundamentos da fé cristã. Com uma estrutura pensada para abranger os principais temas da doutrina cristã de maneira acessível e profunda, o curso promete ser um marco na formação laica da região.

A cerimônia de abertura, já realizada nesta quarta-feira, contou com a presença e as palavras inspiradoras de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, marcando o início das atividades às 20h30. Este evento inaugural foi compartilhado com o público através do canal da Arquidiocese no YouTube, demonstrando o compromisso da instituição com a acessibilidade e a inovação na educação religiosa.

O programa de estudos está dividido em cinco módulos essenciais, cada um focado em um pilar específico da vivência cristã:

Módulo 1- Introdutório: Apresentar uma síntese do caminho da fé.

Módulo 2 – Pilar da Ação Missionária: Provocar a tomada de consciência acerca da Igreja no plano de Deus como comunidade missionária.

Módulo 3 – Pilar da Palavra: Evidenciar a Sagrada Escritura como fundamento da fé cristã.

Módulo 4 – Pilar do Pão: Destacar a liturgia como fonte e ápice da vida cristã.

Módulo 5: Pilar da Caridade: Despertar o desejo de engajamento na missão da Igreja.

Através de uma combinação de vídeos, lives e materiais de apoio digitais, além de encontros presenciais nas paróquias e áreas pastorais, os participantes terão a oportunidade de explorar a riqueza da fé cristã ao longo do ano. O encerramento do curso está previsto para acontecer em novembro, reunindo os participantes nos vicariatos da Arquidiocese, onde poderão compartilhar suas experiências e aprendizados.

Este curso representa uma porta aberta a todos aqueles que desejam se aprofundar nos ensinamentos cristãos e viver sua fé de maneira mais plena e ativa dentro da comunidade.

Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre