Notícias

Dom Leomar Brustolin institui 19 catequistas no ministério

Em cerimônia pioneira no Brasil, 19 catequistas são oficialmente integrados ao ministério durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB, marcando um novo capítulo na evangelização do país.

No sábado, 13 de abril de 2024, um evento sem precedentes foi realizado pela Igreja Católica no Brasil. O arcebispo de Santa Maria e presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Brustolin, liderou a Cerimônia de Instituição do Ministério do Catequista. Este evento aconteceu durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB, onde 19 catequistas, simbolizando todos os regionais da CNBB, foram oficialmente instituídos no ministério, um feito inédito no país.

Na celebração, Dom Leomar proferiu uma homilia tocante, sublinhando a relevância contemporânea do ministério do catequista e seu papel essencial na difusão da Palavra de Deus. Ele citou a exortação apostólica “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco, enfatizando a importância de reconhecer a presença de Jesus, especialmente nas adversidades, inspirado pelo episódio bíblico da travessia do Mar da Galileia.

Destacou-se também a menção ao “Motu próprio Antiquum Ministerium” pelo Papa Francisco, que instituiu o ministério, reconhecendo a diversidade de atuação dos catequistas, desde comunidades indígenas até o trabalho com pessoas com deficiência. Dom Leomar expressou sua gratidão e encorajou os novos catequistas a manterem-se firmes em sua vocação.

Símbolos de Fé e Compromisso Entregues na Cerimônia

Os catequistas receberam símbolos significativos durante a cerimônia: a cruz e a Bíblia. A cruz simboliza o compromisso profundo com a missão de evangelização, lembrando o sacrifício de Jesus e a dedicação ao serviço e educação na fé. A Bíblia, entregue aos catequistas como um guia espiritual, representa uma fonte de sabedoria e inspiração, essencial para a missão de ensinar os princípios cristãos.

Testemunhos emocionantes foram compartilhados pelos catequistas, como Maria Lúcia Pagliari Maciel, Flávio Souza dos Santos, Sueli de Fátima da Silva e Anamar Ferreira Arrais Silva, refletindo sobre a importância da catequese em suas vidas e a honra de receberem tal ministério. Eles falaram sobre a catequese como uma vocação divina, o compromisso com o Reino de Deus e a profunda conexão com a fé e o testemunho através da Palavra de Deus e do amor.

Este evento representa um marco significativo na história da Igreja Católica no Brasil, simbolizando um passo adiante no compromisso com a evangelização e a educação na fé, reafirmando o papel vital dos catequistas na comunidade cristã.

Fonte: CNBB