Notícias

Papa Francisco se reunirá com membros das Escolas da Paz em evento educativo

Encontro visa promover a construção de uma cultura de paz entre jovens e educadores

Na próxima sexta-feira, 19 de abril, a Sala Paulo VI, situada no coração do Vaticano, será palco de um significativo encontro organizado com o intuito de fomentar a construção de uma cultura de paz. O evento reunirá cerca de seis mil estudantes, professores e diretores que fazem parte da Rede Nacional das Escolas para a Paz, além de contar com a presença do Papa Francisco. Este encontro também será enriquecido pela participação de acadêmicos, gestores municipais e figuras da sociedade civil que aderiram ao “Pacto de Assis”, um compromisso voltado para a educação pela paz.

Este encontro não é um evento isolado, mas sim uma etapa crucial no caminho que culminará com a celebração do primeiro Dia Mundial da Criança, nos dias 25 e 26 de maio. Este movimento faz parte de um amplo programa de educação cívica intitulado “Transformemos o futuro. Pela paz com zelo”, que visa inspirar uma nova geração dedicada à promoção da paz.

Os detalhes e os objetivos dessa reunião serão detalhados em uma coletiva de imprensa, que ocorrerá dois dias antes do encontro, em 17 de abril, às 11h, no Auditório do Convento de São Maximiliano Kolbe, localizado na Rua São Teodoro 42, em Roma. Durante esta coletiva, também serão revelados os primeiros achados de um estudo sobre “Os jovens e o futuro”, conduzido em escolas italianas como preparação para a “Cúpula do Futuro” da ONU.

Entre os presentes na coletiva de imprensa estarão figuras proeminentes como Fabiana Cruciani, diretora e coordenadora da Rede Nacional das Escolas da Paz; o padre Enzo Fortunato, coordenador do Dia Mundial da Criança; e Flavio Lotti, diretor da mesma rede. Além deles, alunos da Escola Secundária de Arte de Via di Ripetta, acompanhados pelo professor Roberto Scognamillo, e do Istituto Comprensivo “G. Milanesi”, guiados pela professora Chiara Atanasio, também compartilharão suas perspectivas e expectativas para o futuro.

Fonte: Vatican News