Notícias

Reflexão sobre Inteligência Artificial marca Assembleia dos Bispos no Brasil

Encontro em Aparecida aborda desafios contemporâneos e evangelização da juventude com foco na tecnologia.

Na terça-feira, 16 de abril de 2024, a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontece no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, entrou em seu segundo dia de atividades, após um intervalo no domingo. Este encontro é uma continuação dos esforços iniciados na segunda-feira para discutir questões pertinentes à Igreja no país.

A jornada começou com uma celebração eucarística presidida por Dom João Justino de Medeiros, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida. Seguiram-se as 15ª e 16ª sessões da assembleia, focadas em aprofundar discussões iniciadas anteriormente.

O destaque do dia foi a apresentação sobre “Inteligência Artificial”, liderada pelo professor Everthon de Souza Oliveira, do CEFET-MG, e Danilo Pinto, do Inapaz. A discussão enfatizou a importância de uma abordagem ética e pastoral da tecnologia dentro da Igreja.

Durante a coletiva de imprensa, realizada às 10h, os bispos compartilharam insights sobre os temas discutidos, incluindo evangelização juvenil, projetos missionários e o uso da Inteligência Artificial na Igreja. Dom Vilson Basso, bispo de Imperatriz-MA, destacou os esforços para envolver os jovens na fé, citando o Papa Francisco: “Corre-se o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade”.

Por sua vez, Dom Maurício da Silva Jardim, de Rondonópolis-Guiratinga–MT, falou sobre a essência missionária da Igreja, reiterando a importância da cooperação entre dioceses através do Projeto Igrejas Irmãs.

A assembleia também se voltou para a preparação do Jubileu da Esperança, com início no Natal de 2024, destacando a mensagem de esperança cristã em tempos de desafios globais. Dom João Justino de Medeiros Silva enfatizou a relevância da celebração para reafirmar o compromisso dos fiéis com os ensinamentos de Cristo.

Além disso, a continuação da caminhada sinodal e a renovação das estruturas eclesiais foram temas abordados, com ênfase na importância da escuta e da proximidade na comunidade eclesial, conforme destacado por Dom Dirceu de Oliveira Medeiros e Dom Joel Portella Amado.

Finalmente, a participação do CELAM na renovação pastoral da Igreja na América Latina foi reforçada por Dom Lizardo Estrada, que salientou o compromisso do episcopado com a missão de ser discípulos missionários em um mundo em constante mudança.

Este encontro dos bispos brasileiros reflete um esforço contínuo para dialogar sobre os desafios contemporâneos da Igreja, buscando caminhos para a evangelização que estejam em harmonia com as demandas e oportunidades do século XXI.

Fonte: CNBB e Vatican News