Notícias

Iniciado processo de beatificação de missionária polonesa assassinada na Bolívia

Dom Marek Jędraszewski anuncia abertura da causa de beatificação de Helena Agnieszka Kmiec, cuja vida e martírio inspiram fé e dedicação missionária.

O processo para a beatificação e canonização de Helena Agnieszka Kmiec, uma missionária leiga polonesa que encontrou a morte na Bolívia em 2017, foi oficialmente iniciado pelo arcebispo de Cracóvia, dom Marek Jędraszewski. A jovem, que pode vir a ser proclamada santa, é um símbolo de fé e dedicação na Polônia, país do santo João Paulo II.

Dom Jędraszewski revelou que, seguindo uma fase preparatória que teve início em dezembro de 2022, e após consultas com a Conferência Episcopal Polonesa e a obtenção do consentimento do Dicastério para as Causas dos Santos da Santa Sé, decidiu-se avançar com o processo. Ele fez um apelo: “Com este édito apelo a todos aqueles que possuem algum documento, carta ou informação sobre a Serva de Deus, tanto positiva como negativa, a enviá-los à Cúria Metropolitana de Cracóvia antes de 30 de junho”.

A divulgação do início do processo foi feita segunda-feira (14), e a notícia será compartilhada em todas as paróquias e capelas de Cracóvia no domingo seguinte (21).

Perfil de Helena Kmiec:

Helena Agnieszka Kmiec nasceu em 9 de fevereiro de 1991, em Cracóvia, filha de Jan Kmiec e Agnieszka Bejska, que faleceu poucas semanas após o parto. Criada por seu pai e sua madrasta, Barbara Zając, Helena cresceu em um ambiente de amor, cuidado e, sobretudo, fé profunda. Sua trajetória educacional incluiu escolas da Associação de Educadores Católicos de Libiąż e uma bolsa de estudos no Reino Unido, antes de cursar engenharia na Universidade Técnica da Silésia em Gliwice.

A missa diária era um pilar para Helena durante seus estudos universitários, refletindo sua dedicação à fé. Ela se juntou ao Serviço de Voluntariado Missionário Salvator, onde participou de missões na Hungria, Zâmbia e Romênia, demonstrando seu compromisso em servir aos outros. “O maior presente é que conheço Deus e não posso guardar isso só para mim, tenho que difundir! Se posso ajudar alguém, fazê-lo sorrir, torná-lo mais feliz, ensinar-lhe algo, então quero fazê-lo!” expressou Helena.

O Trágico Fim na Bolívia:

Sua última missão a levou à Bolívia em 8 de janeiro de 2017, com planos de permanecer seis meses. Infelizmente, sua jornada foi abruptamente interrompida no dia 24 de janeiro, quando foi assassinada por criminosos no Colégio Edmundo Bojanowski. Esse trágico evento marcou o fim de seu serviço voluntário aos 26 anos.

Após sua morte, a comunidade fiel começou a vê-la como um exemplo de vida santa. Muitos se voltaram à sua intercessão em oração, reconhecendo sua dedicação a Deus e à Igreja. O arcebispo encoraja a todos que o legado de Helena Kmiec sirva de inspiração, especialmente aos jovens, para que sigam com paixão e compromisso sua vocação à santidade através do voluntariado e da atividade missionária.

Fonte: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *