Notícias

Papa Francisco destaca a temperança como guia para equilíbrio e empatia

Na Audiência Geral, o Papa aborda a importância da moderação e do autocontrole em um mundo inclinado ao excesso.

Durante a Audiência Geral na Praça São Pedro, na quarta-feira, 17 de abril, o Papa Francisco trouxe à tona a virtude da temperança, sublinhando sua relevância em um contexto global marcado pelo excesso. Milhares de fiéis se reuniram para ouvir o Santo Padre prosseguir com sua série de ensinamentos sobre virtudes e vícios, onde enfatizou que o cultivo de virtudes é um caminho para a verdadeira felicidade.

Neste encontro, o Papa dedicou sua catequese à temperança, a última das quatro virtudes cardinais, destacando-a como essencial para o equilíbrio da vida humana. Citando Aristóteles, Francisco descreveu a temperança como “a arte de não se deixar dominar pelas paixões rebeldes” e uma força que traz ordem ao tumulto interior.

“A temperança é a virtude moral que modera a atração dos prazeres e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados”, lembrou o Papa, citando o Catecismo da Igreja Católica. Ele ressaltou a importância de agir com moderação e sabedoria, evitando extremos de impulsividade ou exuberância, que podem minar a confiança.

Francisco alertou sobre os perigos da indulgência desenfreada e como a temperança nos orienta a um discernimento cuidadoso. “A pessoa temperante sabe pesar e medir bem as palavras”, afirmou, enfatizando a importância de equilibrar a expressão de sentimentos, seja na hora de falar ou de manter silêncio.

A capacidade de manter um equilíbrio emocional e social, mesmo em situações de indignação, foi destacada como uma característica da pessoa temperante. “A pessoa temperante consegue manter os extremos juntos: afirma os princípios absolutos, reivindica os valores inegociáveis, mas também sabe compreender as pessoas e demonstra empatia por elas”, disse o Papa, valorizando a habilidade de ser justo e compreensivo simultaneamente.

O Papa Francisco concluiu sua mensagem apontando para a temperança como um reflexo do estilo do Evangelho, promovendo valores como humildade, discrição e gentileza. Ele descreveu a pessoa temperante como alguém que, apesar das adversidades, sabe se levantar e desfrutar dos prazeres da vida com moderação e alegria.

“Rezemos ao Senhor para que nos conceda esse dom da maturidade afetiva e social. O dom da temperança.”, concluiu o Papa, incentivando a busca pela temperança como um caminho para uma vida plena e equilibrada.

Fonte: Vatican News