Notícias

Arquidiocese de Baltimore considera fechar 40 de suas 61 igrejas

A decisão visa reestruturar paróquias diante de demografia em mudança e edifícios envelhecidos

A Arquidiocese de Baltimore propôs uma reestruturação significativa de seus patrimônios, que pode resultar no fechamento de dois terços de suas igrejas em um futuro próximo. Entre as igrejas marcadas para o fechamento está a de São Vicente de Paulo, a mais antiga igreja católica em operação contínua em Baltimore.

De acordo com The Baltimore Banner, a Arquidiocese anunciou a proposta em 14 de abril de 2024. A decisão de considerar o fechamento de 40 das 61 igrejas católicas em Baltimore surgiu após dois anos de estudos. Estima-se que, se o plano for implementado, restarão apenas 26 locais para serviços católicos entre igrejas e outros locais de culto na cidade.

A iniciativa, intitulada “Busque a Cidade que Virá”, foi iniciada em 2022 para abordar a diminuição do número de fiéis em Baltimore. O site da arquidiocese cita vários fatores para este declínio, incluindo: uma queda de 38% na população de Baltimore desde 1950, mudanças demográficas católicas, a pandemia de Covid-19. Além disso, edifícios envelhecidos precisam de reparos, e 34 paróquias de Baltimore relataram mais funerais do que conversões e batismos combinados.

A arquidiocese compartilhou sua crença de que o plano de fundir tantas paróquias permitirá que ela prospere e atraia números maiores para as paróquias remanescentes. Sua visão fará com que as paróquias se tornem mais fortes e centradas em Cristo, igrejas mais acolhedoras e que ofereçam uma experiência transformadora de domingo. O arcebispo William E. Lori planeja realizar duas “sessões públicas de escuta” até o final de abril, onde os paroquianos podem expressar suas preocupações ou elogios à iniciativa. A decisão final do arcebispo é esperada até o final de junho, mas o processo de fusão de tantas paróquias pode levar muito tempo para ser concluído.

Gostou da notícia? Então colabore através do link: saiba mais ou doe agora

Fonte: Aleteia