Notícias

Papa Francisco exorta à unidade entre cristãos em evento global

Em encontro ecumênico em Gana, o pontífice destaca a unidade como testemunho essencial em um mundo dividido.

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Fórum Cristão Global, reunido em Acra, Gana, até sábado (20), onde destacou a importância da unidade entre os cristãos como um testemunho vital para o mundo ferido pela divisão. O encontro, que conta com a participação de 240 líderes cristãos de 60 diferentes países, foi descrito pelo pontífice como um “belo mosaico do cristianismo contemporâneo”, ancorado na identidade comum dos seguidores de Cristo.

Na mensagem, que foi lida por Pe. Flavio Pace, secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Papa ressaltou a oração de Jesus “Para que o mundo conheça”, enfatizando a necessidade dos cristãos de “incorporar a unidade e o amor do Deus Uno e Trino na vida pessoal deles e da Igreja, de modo a dar testemunho a um mundo ferido pela divisão e rivalidade”.

Francisco enfatizou que “a unidade é um elemento indispensável para abraçar a visão do Reino de Deus”, vinculando o ecumenismo diretamente à missão cristã. O Fórum Cristão Global, segundo o Papa, tem sido uma ferramenta ecumênica valiosa, criando um espaço para o respeito mútuo e a fraternidade entre cristãos de diferentes tradições.

Ao celebrar o 25º aniversário do Fórum, o pontífice expressou seu desejo de que o encontro em Gana possa “reacender o amor fraterno enquanto todos rezam juntos, contam as histórias pessoais e enfrentam os desafios que a comunidade cristã global enfrenta”. Ele concluiu a mensagem com uma exortação para que o evento “consiga aumentar ‘a unidade visível entre todos os cristãos'”.

O Fórum procura aprofundar as conexões entre cristãos de diversas tradições, incluindo igrejas ortodoxas, católicas, protestantes, evangélicas, pentecostais, independentes e organizações ecumênicas, em um esforço para enfrentar os desafios globais e testemunhar o poder transformador do Evangelho.

Pe. Flavio Pace, ao falar sobre o evento, destacou a integração da dimensão ecumênica na vivência sinodal da Igreja Católica, iniciada em 2021. Ele recordou a vigília de oração com a presença de líderes de diferentes denominações ao lado do Papa Francisco em 2023, enfatizando que o evento em Gana é também inspirado pelo espírito de sinodalidade, reunindo “líderes cristãos de todo o mundo, representando uma rica tapeçaria do cristianismo, incluindo igrejas ortodoxas, católicas, protestantes, evangélicas, pentecostais, independentes e organizações ecumênicas”.

Fonte: Vatican News

Gostou da notícia? Então colabore com a nossa missão através do link: alianca.fm.br/contribuintes.