Papa Francisco encontra sacerdotes com mais de 40 anos de ordenação
Encontro para diálogo e reflexão sobre o ministério sacerdotal na Paróquia de San Giuseppe al Trionfale
Na tarde desta terça-feira, 14 de maio, o Papa Francisco visitou a Paróquia de San Giuseppe al Trionfale, em Roma, para encontrar-se com sacerdotes que completaram mais de 40 anos de ordenação. O encontro, que reuniu cerca de sessenta sacerdotes, também contou com a presença de Dom Baldo Reina, vice-gerente da Diocese de Roma, e Dom Michele Di Tolve, delegado da Área para o cuidado do diaconato, do clero e da vida religiosa.
Dom Di Tolve destacou o desejo do Santo Padre de continuar mantendo um diálogo direto com os sacerdotes de sua diocese: “O Papa começa este percurso encontrando os sacerdotes mais maduros, aqueles que passaram por várias estações na vida da Diocese de Roma. A recente publicação da Bula de convocação do Jubileu será um dos temas do diálogo e confronto”.
Diálogo e reflexão
O Papa Francisco, ao chegar na paróquia, foi recebido calorosamente pelos fiéis presentes. Antes do encontro a portas fechadas com os sacerdotes, ele abençoou a cabeça da pequena Rebecca, de 2 anos, filha de uma das catequistas da paróquia. Durante a reunião, o Pontífice incentivou os sacerdotes a serem “testemunhas da memória”, combinando essa qualidade com a coragem juvenil e a força para seguir em frente juntos.
Os temas discutidos incluíram o compromisso pastoral, a importância da gentileza no trabalho dos párocos, o sacramento da confissão, a escuta, o perdão e o serviço prestado nos santuários da diocese. Francisco também abordou as dificuldades enfrentadas pelos padres idosos, como a solidão e o cansaço, e enfatizou a importância do relacionamento entre sacerdotes jovens e idosos: “Deixem-os discutir, é a vida, e sigam em frente juntos”, disse o Papa, acrescentando que “os avós devem permanecer na família”.
Encontro com crianças
Após o diálogo com os sacerdotes, o Papa Francisco encontrou-se com aproximadamente 200 crianças da escola primária São José em Trionfale, ligada à paróquia, juntamente com aquelas que haviam feito recentemente a primeira comunhão. O Papa pediu que as crianças rezassem juntas antes de dar sua bênção e recebeu desenhos e cartas das crianças.
Com informações do Vatican News e ACI Digital
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o amor de Deus e promovendo encontros edificantes como este. Saiba mais ou doe agora em alianca.fm.br/contribuintes.