Notícias

Papa Francisco elogia o futebol como um “fenômeno global” capaz de unir pessoas

Em encontro com a seleção croata, o Papa destaca o esporte como metáfora da vida social

O Papa Francisco recebeu no Vaticano, nesta quarta-feira, os jogadores e dirigentes da seleção nacional de futebol da Croácia, que irão disputar o Euro 2024. Durante o encontro, o pontífice destacou o alcance “global” do futebol e seu poder de unir pessoas.

“O futebol é um fenômeno global, capaz de envolver um grande número de pessoas, de suscitar emoções, sentimentos coletivos. Posso testemunhá-lo, pois venho de um país onde tudo isto é vivido em pleno”, afirmou Francisco, natural da Argentina.

O Papa começou o encontro parabenizando a seleção croata pelo terceiro lugar obtido no Mundial de 2022, realizado no Catar. Contudo, ele mencionou que o evento foi criticado em alguns aspectos, referindo-se indiretamente às acusações de exploração laboral e violações dos direitos humanos no país sede do torneio.

Francisco usou a imagem da “equipe” como uma “metáfora da vida social”, enfatizando a importância da colaboração e do trabalho conjunto. “As ações individuais são importantes, a imaginação, a criatividade… mas se o individualismo prevalecer, toda a dinâmica é destruída e o objetivo não é alcançado. Obrigado por nos darem o exemplo do trabalho em equipe”, disse aos jogadores croatas.

Além disso, o Papa sublinhou que na competição desportiva existem outros valores em jogo, como o sentido da honra, a amizade, a fraternidade, a lealdade e o autocontrole. Ele lembrou que os jovens veem os futebolistas como modelos de vida e sucesso e ressaltou a importância de cultivar qualidades espirituais e humanas para dar um bom exemplo.

O próximo Campeonato da Europa de Futebol, com a participação de 24 seleções será realizado de 14 de junho a 14 de julho na Alemanha.

Com informações de Agência Ecclesia

Ajude a Rádio Aliança a continuar promovendo valores como o trabalho em equipe e a fraternidade. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes