Igreja Católica se Mobiliza para a COP 30 com Grande Rede de Entidades
Dom Ricardo Hoepers destaca a importância da união de forças para a contribuição da Igreja na Conferência do Clima de 2025

Na última sexta-feira, 07 de junho, mais de 50 organizações se reuniram de forma híbrida em Brasília (DF) para o encontro do Grupo de Articulação da Campanha Laudato Si’ + COP 30. O evento contou com a participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de pastorais, organismos e movimentos eclesiais, com o objetivo de preparar a contribuição da Igreja Católica na Conferência do Clima de 2025, que ocorrerá no Pará.
Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, ressaltou a importância do encontro para alinhar os trabalhos e aproveitar as forças já existentes. “Estamos colocando tudo em uma grande rede para que no próximo ano possamos falar do mundo e da nossa Casa Comum”, afirmou.
O encontro teve como proposta definir ações colaborativas e o Planejamento Estratégico da Campanha Laudato Si’ + COP 30, uma mobilização da Igreja no Brasil em preparação para a conferência climática organizada pela ONU. Outro objetivo foi fortalecer a incidência da Igreja em prol da conversão ecológica e da transformação socioambiental do planeta, à luz da Doutrina Social da Igreja.
A reunião também contou com a participação de outras instituições em um processo de construção ecumênico e inter-religioso. Eduardo Nischespois Scorsatto, coordenador de Campanhas do Movimento Laudato Si’, destacou a importância do diálogo e da ação ecumênica nas Conferências das Partes, que historicamente contribuíram para o avanço das negociações e a viabilização dos Acordos.
Durante a manhã, Ana Herschmann, especialista em Políticas Climáticas do Observatório do Clima, explicou a dinâmica das Conferências e a importância de compromissos mais ousados para limitar o aquecimento global a 1.5°C. “Todos terão que colocar novas metas na mesa até as próximas COPs. As metas de hoje não são suficientes, os países devem ser mais ambiciosos e aumentar seus compromissos”, alertou.
O encontro finalizou com a apresentação do Escritório da Articulação REPAM-COP 30, em Belém-PA, que visa fortalecer a articulação dos povos amazônidas, ampliando sua capacidade de incidência política frente ao projeto “Igreja rumo à COP 30”.
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de CNBB