Presidência da CNBB compartilha alegrias e angústias do Brasil com o Papa Francisco
Dom Jaime Cardeal Spengler relata encontro "encorajador" no Vaticano, apesar de leve resfriado do Pontífice.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve um encontro significativo com o Papa Francisco no Vaticano na última quinta-feira (6). A reunião faz parte da visita ad limina que a presidência da CNBB realiza anualmente aos Dicastérios da Cúria Romana e ao Santo Padre, que ocorre entre os dias 4 e 10 de fevereiro.
Em um vídeo divulgado pela CNBB, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da conferência, Dom Jaime Cardeal Spengler, descreveu o encontro como um momento de apoio e incentivo. “Encontramos o Santo Padre um pouco resfriado, mas com uma disposição muito bonita”, relatou o cardeal. “Pudemos compartilhar a realidade do nosso Brasil com suas alegrias, mas também com suas angústias”.
Além de Dom Jaime, a presidência da CNBB é composta pelo arcebispo de Goiânia (GO), Dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente); o arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa (segundo vice-presidente); e o bispo auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers (secretário-geral).
Dom Jaime destacou a importância do encontro com o sucessor de Pedro: “É certamente sempre uma alegria particular podermos encontrar com o sucessor de Pedro – garantia da unidade, da comunhão na Igreja, que o Espírito de Deus colocou diante da sua Igreja para este tempo presente”. O encontro serviu para fortalecer os laços entre a Igreja no Brasil e a Santa Sé, sentindo-se “apoiados pelo Santo Padre e incentivados a continuar o trabalho”.
Durante a visita, a presidência da CNBB entregou ao Papa e aos Dicastérios um relatório das atividades realizadas em 2024, bem como o texto-base da Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A Campanha da Fraternidade, um importante evento anual da Igreja no Brasil, demonstra o compromisso da CNBB com questões sociais e ambientais.
A agenda da presidência da CNBB no Vaticano também incluiu a passagem pela Porta Santa da Basílica de São Pedro, a celebração da missa em uma capela da Basílica, e visitas ao Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral e ao Dicastério para a Causa dos Santos. O dia foi concluído com um encontro com os alunos do Colégio Pio Brasileiro, reforçando os laços entre a Igreja no Brasil e a formação de futuros sacerdotes.
Ajude a Rádio Aliança a continuar divulgando as ações da Igreja no Brasil e no mundo. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de ACI Digital