Olhar de Esperança: Vaticano oferece exames e óculos gratuitos em Roma
Iniciativa do Dicastério para a Evangelização beneficia moradores carentes durante o Ano Santo 2025

Em um gesto concreto de solidariedade e esperança, o Dicastério para a Evangelização da Santa Sé anunciou uma iniciativa que levará saúde ocular a centenas de pessoas em Roma. Durante o Ano Santo de 2025, o Jubileu da Esperança, o Vaticano oferecerá 1500 exames oftalmológicos e cerca de 1300 óculos para moradores da capital italiana que não têm condições financeiras de arcar com esses cuidados.
A ação, que se concentrará no recém-inaugurado centro oftalmológico social permanente da Comunidade de Santo Egídio, é uma parceria do Dicastério com os governos municipal e regional, a Comunidade de Santo Egídio e a Fundação OneSight EssilorLuxottica Italia. A IRCCS Fundação Bietti, único instituto científico italiano dedicado exclusivamente à oftalmologia, disponibilizará seus médicos para realizar os exames gratuitos duas vezes por semana, com a possibilidade de exames adicionais no Hospital Britânico de Roma.
Esta rede de cuidado e atenção visa proporcionar não apenas a correção de problemas visuais, mas também a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social dos beneficiados. A iniciativa se insere no contexto mais amplo do Jubileu da Esperança, inaugurado pelo Papa Francisco em dezembro de 2024, e que se estenderá por todo o ano de 2025.
D. Vincenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida da Santa Sé, ressaltou que a ação incorpora o espírito do Jubileu, oferecendo esperança e assistência aos mais necessitados. A Igreja Católica reforça a importância do cuidado com os enfermos e daqueles que os assistem.
Além desta iniciativa, outras clínicas oftalmológicas temporárias serão montadas em Roma durante o Jubileu, especialmente durante os eventos dedicados aos doentes e aos pobres. A Conferência Episcopal Italiana também promove encontros mensais de ação de graças pelos cuidadores, em sintonia com a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente.
Ajude a Rádio Aliança a continuar levando a mensagem do Evangelho e promovendo iniciativas que transformam vidas. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes
Com informações de Agência Ecclesia