Notícias

Diocese de Arlington (EUA) propõe “Dia de Desconexão” como prática de jejum quaresmal

Iniciativa incentiva fiéis a reduzir o tempo de tela para se dedicarem mais a Deus e à comunidade.

A Diocese de Arlington, na Virgínia (EUA), está promovendo um “Dia Diocesano de Desconexão” (“Diocesan Day of Unplugging”) em 28 de março. A iniciativa, liderada pelo Bispo Michael Burbidge, propõe que os fiéis reduzam intencionalmente o tempo gasto em telas e mídias digitais como uma forma de jejum quaresmal, com o objetivo de incentivar uma maior dedicação a Deus e aos relacionamentos interpessoais.

A diocese define o jejum como uma “prática de autodisciplina com foco penitencial” e considera o “desconectar-se” da influência viciante da internet, celulares e redes sociais um tipo de jejum “valioso e desafiador”.

Citando estudos que indicam que a maioria das pessoas passa mais de duas horas por dia nas redes sociais, a diocese questiona: estamos dedicando mais tempo aos nossos dispositivos do que a Deus? Estamos investindo mais tempo nas redes sociais do que em cultivar relacionamentos presenciais em nossas comunidades?

“Quando jejuamos de comida ou luxos, criamos espaço para Deus. Nosso jejum nos lembra de nossa necessidade de Deus e nos traz de volta ao relacionamento com ele. O jejum também nos convida a renovar nossos relacionamentos uns com os outros em nossas comunidades”, afirma o comunicado diocesano.

Como alternativas ao tempo de tela no dia 28 de março, a diocese sugere diversas atividades de oração, como participar da missa diária, fazer uma Hora Santa (ou até mesmo “cinco minutos santos”), rezar o rosário ou o terço da Divina Misericórdia, ler a Bíblia, o catecismo ou um livro espiritual clássico, caminhar na natureza, escrever em um diário ou participar da Via Sacra.

O comunicado também incentiva obras de caridade, como aproveitar oportunidades de voluntariado na paróquia ou na Cáritas local, passar tempo com a comunidade ou oferecer-se para fazer compras para um vizinho doente, idoso ou grávida.

O dia católico de “desconexão” foi inspirado no Dia Mundial de Desconexão (“Global Day of Unplugging”), promovido entre 7 e 8 de março pela organização sem fins lucrativos Unplug Collective.

O Papa Francisco também está promovendo jejuns de tempo de tela este ano como parte do Ano Jubilar da Esperança. Por decreto do Papa, os católicos em todo o mundo podem obter indulgência plenária por meio de vários atos de penitência, incluindo “abster-se por pelo menos um dia por semana de ‘distrações fúteis’, como mídias sociais ou televisão”.

A Rádio Aliança apoia a iniciativa da Diocese de Arlington e convida você a refletir sobre o uso da tecnologia em sua vida. Sua contribuição nos ajuda a levar a mensagem de fé e esperança: alianca.fm.br/contribuintes.

Com informações de CNA