Notícias

Papa Francisco emociona fiéis no Domingo de Ramos com aparição surpresa e mensagem de esperança na dor

Mesmo em recuperação, o Pontífice participou da liturgia na Praça São Pedro e, em sua mensagem do Angelus, falou da própria fragilidade e convidou os fiéis a confiarem no abraço misericordioso do Pai

Na manhã deste Domingo de Ramos (13 de abril), a Praça São Pedro foi palco de mais um gesto comovente do Papa Francisco. Após a celebração litúrgica presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, o Pontífice surpreendeu os cerca de 40 mil fiéis presentes ao surgir pelo Sagrado, na Praça, em sua cadeira de rodas, oferecendo sua bênção e palavras de fé no início da Semana Santa.

Ainda em convalescença, Francisco participou brevemente do final da celebração, mas com sua presença foi o suficiente para encher de alegria os corações dos fiéis. Em sua mensagem do Angelus — lida por um colaborador e divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé — o Papa destacou o sentido profundo da Paixão de Cristo descrita no Evangelho de São Lucas. Em suas palavras, Jesus caminha para o Calvário de forma humilde e indefesa, “com os sentimentos e o coração de uma criança agarrada ao pescoço do seu pai”, confiante até mesmo na hora da morte.

“Nós também temos dores, físicas ou morais”, disse Francisco. “E a fé nos ajuda a não nos entregarmos ao desespero, a não nos fecharmos na amargura, mas a enfrentá-las sentindo-nos envolvidos, como Jesus, pelo abraço providencial e misericordioso do Pai.”

O Papa também fez questão de agradecer pelas orações que tem recebido durante seu período de recuperação. “Neste momento de fraqueza física, me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus”, afirmou, em tom comovente e esperançoso.

Ao final, recordou com carinho e preocupação todos aqueles que neste momento sofrem, especialmente pelas realidades de guerra, pobreza e catástrofes naturais. Com especial atenção, pediu orações pelas vítimas do recente desabamento de uma estrutura em Santo Domingo, e conforto aos seus familiares.

Mesmo limitado fisicamente, Francisco tem mostrado com gestos e palavras que o caminho da cruz continua sendo percorrido com amor, entrega e fé. A sua presença na Praça, discreta e forte ao mesmo tempo, abre com esperança os passos da Semana Santa.

Ajude a Rádio Aliança a continuar anunciando a esperança do Evangelho mesmo nos momentos de dor. Com sua contribuição, levamos a ternura de Deus ao coração de milhares de pessoas. Faça sua doação em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News