Notícias

Papa recorda o Jubileu da Juventude e reza pelos que sofrem

Na audiência geral desta quarta-feira, Leão XIV agradece pelos frutos do encontro em Roma e renova seu apelo em favor dos jovens em zonas de guerra

Na audiência geral desta quarta-feira, 6 de agosto, o Papa Leão XIV dedicou grande parte de sua catequese e de suas saudações a refletir sobre os frutos do Jubileu dos Jovens, que se encerrou no último domingo em Roma. Com o coração ainda repleto da “chuva de graças” do evento, o Pontífice partilhou seus sentimentos de gratidão e renovou seus apelos pela paz.

O Papa agradeceu a Deus pelo dom daqueles dias de encontro e, mais uma vez, a cada um dos peregrinos, bispos, sacerdotes e voluntários que tornaram o Jubileu possível. Em um momento de particular afeto e oração, recordou as duas jovens peregrinas, Maria (espanhola) e Pascale (egípcia), que faleceram durante o evento, confiando-as à misericórdia do Pai.

Olhando para o mundo, o Santo Padre voltou a manifestar sua profunda proximidade com os jovens que vivem o sofrimento causado pela violência humana. “Estamos com os jovens de Gaza, com os jovens da Ucrânia, com os de todas as terras ensanguentadas pela guerra”, disse, com palavras firmes.

Ainda recordando o rosto dos peregrinos que encontrou, o Papa lhes atribuiu uma missão e uma identidade: “Meus jovens irmãos e irmãs, vocês são o sinal de que um mundo diferente é possível: um mundo de fraternidade e amizade, onde os conflitos não são resolvidos com armas, mas com o diálogo”. Ele reforçou que essa possibilidade se torna real em Cristo, através de Seu amor, perdão e Espírito.

Leão XIV exortou os jovens a permanecerem unidos a Jesus “como os ramos à videira”, para que sejam “sal da terra e luz do mundo”, transformando-se em “sementes de esperança” em todos os seus ambientes.

Ainda em sua alocução, o Pontífice recordou o anúncio feito no domingo sobre a continuidade da “peregrinação de esperança”. Ele mencionou novamente que o próximo grande encontro será a Jornada Mundial da Juventude em Seul, Coreia do Sul, de 3 a 8 de agosto de 2027, sob o tema “Tende coragem: eu venci o mundo!”.

“Disso, vocês, jovens peregrinos de esperança, serão testemunhas até aos confins da terra”, concluiu o Papa, renovando o convite e a esperança de se encontrarem em Seul para “continuar a sonhar e a alimentar a esperança”. A audiência terminou com um agradecimento final a todos que trabalharam no Jubileu e com o pedido para que a alegria e o entusiasmo do encontro sejam levados a todos os cantos do mundo.


O Jubileu da juventude terminou, mas a missão de ser “sal da terra e luz do mundo” apenas começou. A Rádio Aliança se une a este chamado, buscando ser um farol de esperança no dia a dia. Para que nossa luz continue a brilhar e a espalhar o Amor de Deus, contamos com a sua generosidade. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes