Notícias

Papa Leão XIV convida o mundo a construir uma paz “desarmada e desarmante”

Mensagem para 1º de janeiro terá como base uma expressão cara a Leão XIV desde o início de seu pontificado, convidando a uma paz que brota do diálogo e não das armas

O Vaticano anunciou, nesta terça-feira (26), o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o 59º Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2026. A mensagem que guiará as reflexões da Igreja e do mundo será: «A paz esteja com todos vós: rumo a uma paz “desarmada e desarmante”». A escolha revela uma expressão de significado pessoal para o Pontífice, que remonta ao primeiro dia de seu pontificado.

A expressão “paz desarmada e desarmante” foi usada por Leão XIV em sua primeira bênção Urbi et Orbi, na noite de sua eleição, em 8 de maio. Naquela ocasião, do balcão central da Basílica de São Pedro, ele descreveu a paz de Cristo Ressuscitado como “uma paz desarmada e uma paz desarmante, que é humilde e perseverante. Que vem de Deus, do Deus que nos ama a todos incondicionalmente.”

Agora, esta intuição espiritual se torna o eixo de sua mensagem para o mundo. Conforme explica o comunicado do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Papa convida a humanidade a rejeitar a lógica da violência e da guerra para abraçar uma paz autêntica.

Uma paz desarmada, explica o texto, é aquela que não se baseia no medo, na ameaça ou no poderio bélico. É uma paz que encontra seu fundamento na justiça e no amor, e não no equilíbrio instável das armas.

Por sua vez, uma paz desarmante é aquela que age de forma transformadora. É uma paz “capaz de dissolver conflitos, abrir corações e gerar confiança, empatia e esperança”. O Papa Leão XIV já havia insistido neste ponto, afirmando que é preciso começar por “desarmar as palavras para desarmar a Terra”.

A mensagem para 2026 é, portanto, um convite para que a paz não seja apenas invocada, mas encarnada em um estilo de vida que rejeite toda forma de violência. A saudação do Cristo Ressuscitado, “A paz esteja convosco”, é dirigida a todos – crentes e não crentes, líderes políticos e cidadãos – como um chamado para construir juntos um futuro mais humano.

Este tema, escolhido por Leão XIV, segue a mensagem de 2025, de autoria de seu predecessor, o Papa Francisco, que se concentrou no perdão em sintonia com o Ano Jubilar. Agora, o novo Pontífice dá seu toque pessoal, chamando a construir uma paz que brota da reconciliação nas famílias e entre os povos, promovendo a verdadeira fraternidade.


O chamado do Papa para uma paz “desarmada e desarmante” começa em nossos corações e em nossas palavras. A Rádio Aliança se une a esta missão, buscando ser um instrumento de diálogo e reconciliação. Para que nossa voz continue a construir pontes de paz, contamos com a sua ajuda. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de Vatican News