Notícias

Papa Leão XIV viajará à Turquia e ao Líbano em peregrinação pelos 1700 anos do Concílio de Niceia

Com o lema da unidade e da paz, o pontífice visitará lugares santos, promoverá o diálogo ecumênico e levará uma mensagem de esperança a duas nações de profunda importância para a fé cristã.

O papa Leão XIV embarcará em uma peregrinação de grande significado histórico e espiritual no final de novembro. De 27 de novembro a 2 de dezembro, o pontífice visitará a Turquia e o Líbano, uma viagem motivada pela celebração dos 1700 anos do Primeiro Concílio de Niceia, evento que definiu os pilares da fé cristã. A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o intenso programa nesta segunda-feira (27).

Turquia: diálogo e memória da fé (27 a 30 de novembro)

A jornada começará na Turquia, onde o Papa terá encontros protocolares na capital, Ancara, antes de seguir para Istambul. A agenda no país será marcada por fortes gestos ecumênicos. O mais esperado ocorrerá em Iznik, a antiga Niceia, onde Leão XIV presidirá uma oração no local do primeiro grande concílio da Igreja. Em Istambul, o Papa se encontrará com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I para assinar uma declaração conjunta, visitará a Mesquita do Sultão Ahmet e celebrará com a comunidade católica local.

Líbano: proximidade e consolo (30 de novembro a 2 de dezembro)

A segunda etapa da viagem levará o Santo Padre ao Líbano, uma nação de profundo significado para os cristãos do Oriente. A visita terá como foco levar esperança e conforto a um povo que enfrenta graves crises. O Papa se encontrará com as autoridades políticas, mas a maior parte de sua agenda será dedicada a gestos pastorais. Ele rezará no túmulo de São Charbel Makluf, um dos santos mais queridos do país, e se encontrará com jovens e líderes religiosos no Santuário de Nossa Senhora do Líbano.

Dois momentos de grande simbolismo em Beirute serão o Encontro Ecumênico e Inter-religioso na Praça dos Mártires e uma oração silenciosa no local da trágica explosão que devastou o porto da cidade em 2020. A viagem se encerrará com uma missa campal, unindo todo o povo libanês em oração.

Lemas e Logotipos

A identidade visual da viagem reflete sua dupla missão. Para a Turquia, o lema “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” e um logotipo com uma ponte simbolizam a unidade entre Oriente e Ocidente. Para o Líbano, a bem-aventurança “Bem-aventurados os que promovem a paz” e um logotipo com o cedro e a pomba expressam o anseio por reconciliação e harmonia.

Esta viagem do Papa é um chamado à unidade e à paz. Na Rádio Aliança, queremos ser um farol de esperança que transmite essas mensagens ao vivo para o seu coração. Para cobrir eventos como este e manter nossa programação no ar, sem propagandas, contamos com a sua ajuda. Junte-se a nós: torne-se um Membro do Clube Aliança. Saiba mais em: https://clube.alianca.fm.br

Com informações de Vatican News