Notícias

Papa declara Newman Doutor da Igreja e o aponta como “luz terna” para a educação

Em homilia na Solenidade de Todos os Santos, Leão XIV exortou os educadores a serem "astros no mundo" e a combater o pessimismo com a esperança que nasce da fé, anunciando também o novo co-padroeiro do mundo educativo.

Na missa da Solenidade de Todos os Santos, celebrada sábado (1º) no Vaticano, o papa Leão XIV declarou oficialmente São John Henry Newman como Doutor da Igreja, um título concedido a santos cuja doutrina e vida deixaram uma marca luminosa e perene para todos os fiéis.

“É uma grande alegria inscrever São John Henry Newman entre os Doutores da Igreja”, disse o Papa. Aproveitando a ocasião do Jubileu do Mundo Educativo, ele também o nomeou co-padroeiro, junto com Santo Tomás de Aquino, de todos os que se dedicam à educação.

Em sua homilia, Leão XIV destacou que a vida dos santos nos mostra que é possível viver com paixão no meio da complexidade do nosso tempo, brilhando “como astros no mundo” (Fl 2, 15). Ele usou as palavras do próprio Newman, de seu famoso hino “Lead, kindly light” (Luz terna, suave, leva-me mais longe), para descrever a missão da educação hoje.

O Papa afirmou que, mesmo quando a noite parece escura e os pés vacilam, não devemos nos deter, pois encontramos nosso Guia. A tarefa da educação, segundo ele, é oferecer esta “Luz Terna” a todos que poderiam ficar presos “nas sombras do pessimismo e do medo”.

Refletindo sobre o Evangelho das Bem-aventuranças, o pontífice as descreveu como “o ensinamento por excelência” de Jesus, o “Educador por excelência”. Para o Papa, as bem-aventuranças oferecem uma nova visão da realidade, capaz de iluminar todo o conhecimento humano.

Leão XIV também fez um forte apelo em favor dos mais vulneráveis, questionando a lógica de uma sociedade que descarta os mais fracos. Citando sua exortação Dilexi te, ele perguntou: “Aqueles que nasceram com menos possibilidades valem menos como seres humanos e devem limitar-se apenas a sobreviver? A resposta que damos a estas perguntas determina o valor das nossas sociedades e dela também depende o nosso futuro”.

O Papa concluiu lembrando que o objetivo final da educação cristã é ajudar cada pessoa a descobrir sua vocação única à santidade. “O que Deus mais deseja para cada um de vós é que vos torneis santos”, disse, ecoando as palavras de Bento XVI. A santidade, afirmou, é o caminho proposto a todos, sem exceção.

A santidade e a educação caminham juntas, iluminando o mundo com a luz do Evangelho. Na Rádio Aliança, buscamos ser um farol de esperança que educa, forma e inspira. Para continuar essa missão, sem depender de propagandas comerciais, contamos com a sua generosidade. Junte-se a nós: torne-se um Membro do Clube Aliança. Saiba mais em: https://clube.alianca.fm.br

Com informações de ACI Digital