Notícias

Iniciativa “Cuidar da Vida” visa formar agentes para prevenção ao suicídio entre jovens

Curso organizado pela CNBB treinará 300 agentes em todo o Brasil para combater a crescente incidência de suicídio entre jovens.

Diante do aumento preocupante das taxas de suicídio entre jovens, a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação, em uma parceria estratégica, lançaram o projeto “Cuidar da Vida”. Esta iniciativa busca capacitar 300 agentes de todas as regiões do Brasil para atuarem na prevenção ao suicídio, especialmente entre adolescentes e jovens em grupos juvenis e escolas públicas.

O projeto foi desenvolvido pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como objetivo formar multiplicadores capazes de intervir e prevenir o suicídio nesse grupo etário. “A promoção da vida das juventudes é eleita como uma urgência”, enfatizou dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da comissão.

Como será o curso?

O curso incluirá um minicurso virtual desenvolvido por seis psicólogos e um especialista em suicidologia, focados na evangelização dos jovens. As formações presenciais ocorrerão em várias capitais brasileiras, começando por Cuiabá (MT) entre 7 e 9 de junho de 2024, seguidas por sessões em Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Imperatriz (MA) e São Paulo (SP).

Os participantes devem ser maiores de 18 anos, ativos na Pastoral Juvenil, não estar em fragilidade física ou emocional, possuir habilidades de comunicação, e ter disponibilidade para promover encontros de repasse nas dioceses e regionais. A formação será certificada pela CNBB e pela Cátedra de Juventude da Universidade Católica de Brasília.

Fonte: CNBB