Notícias

Papa Francisco envia 100 mil euros para vítimas das chuvas no RS

Doação do Pontífice será destinada ao auxílio dos desabrigados e afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira, 9 de maio, o Papa Francisco, por meio da Esmolaria Apostólica, confirmou uma doação de 100 mil euros para ajudar os desabrigados e vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O valor, equivalente a mais de 500 mil reais, foi enviado à Nunciatura Apostólica do Brasil e será destinado ao Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, destacou a importância dessa ajuda: “Este valor foi em torno de 100 mil euros e será repassado para o Regional Sul 3 da CNBB, para ajudar no que for possível.”

A preocupação do Papa Francisco

Durante o Regina Coeli de domingo, 5 de maio, o Papa Francisco já havia expressado sua solidariedade com as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul: “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.”

A doação é uma demonstração concreta dessa preocupação, fornecendo recursos significativos para auxiliar os mais afetados pelas inundações.

Os últimos dados

As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram 425 municípios, resultando em 100 mortes confirmadas, 130 desaparecidos, 374 feridos, 163.786 desalojados e 7.428 pessoas em abrigos até a noite de quarta-feira, 8 de maio. Com previsões de mais chuvas intensas e ventos fortes, além da chegada do frio, a situação permanece crítica. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, inundado, ficará fechado até o dia 30 de maio.

Com Informações do Vatican News e Canção Nova