Papa Francisco destaca a Eucaristia como resposta ao anseio profundo do coração humano
Pontífice exalta o valor da Eucaristia na solenidade de Corpus Christi, lembrando a necessidade de alimentar o próximo

Em sua conta @Pontifex nas redes sociais, o Papa Francisco destacou a importância da Eucaristia como resposta de Deus ao anseio mais profundo do coração humano. “A Eucaristia é a resposta de Deus ao anseio mais profundo do coração humano, ao desejo de vida verdadeira: nela, Cristo está realmente entre nós para nos nutrir, consolar e sustentar no caminho”, afirmou o pontífice, lembrando a solenidade de Corpus Christi celebrada no Vaticano e em outros países no dia 30 de maio.
O Papa Francisco ressaltou que a Eucaristia é uma comunicação direta entre Deus e o homem, vinculando-a ao conceito de fome. Em sua homilia de 2020, o pontífice sublinhou que a Eucaristia “nos levanta de nosso sedentarismo confortável e nos lembra que não somos apenas bocas a serem alimentadas, mas também mãos para alimentar nosso próximo”. Ele enfatizou a urgência de cuidar daqueles que têm fome de comida e dignidade, e de agir de maneira concreta, assim como concreto é o Pão que Jesus nos dá.
Em sua homilia de 2021, o Papa Francisco destacou a necessidade de reconhecer nossa sede de Deus para celebrar a Eucaristia. “O drama de hoje é que muitas vezes a sede desapareceu. As perguntas sobre Deus se extinguiram, o desejo por Ele se desvanesceu, e os buscadores de Deus são cada vez mais raros”, lamentou o pontífice. Ele acrescentou que somente onde houver um homem ou uma mulher com um cântaro de água, como a Samaritana, o Senhor pode se revelar como Aquele que dá vida nova.
No dia 2 de junho, às 17h, o Papa Francisco celebrará a solenidade de Corpus Christi na catedral de São João de Latrão, seguida da tradicional procissão pela Via Merulana até Santa Maria Maior e da bênção eucarística. Esta tradição, iniciada por João Paulo II e continuada por Bento XVI, será retomada pelo pontífice argentino, que celebrou a solenidade em diferentes locais ao longo dos anos, incluindo bairros novos e marginalizados de Roma.
Com informações de Vatican News
Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes