Notícias

Dom Maurício Jardim visita missionários gaúchos em Moçambique

Presidente da Comissão Missionária da CNBB leva apoio e esperança às dioceses de Nampula e Pemba

Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, está em Moçambique desde 18 de junho, visitando missionários na arquidiocese de Nampula e na diocese de Pemba. Acompanhado pelo padre Sérgio Zanon e pela leiga Márcia Moraes Videira, dom Maurício tem compartilhado momentos de oração e reflexão com os missionários até o dia 29 de junho.

Em Nampula, dom Maurício visitou as paróquias São Paulo Apóstolo de Larde e São Miguel Arcanjo de Micane, onde ele próprio serviu de 2008 a 2012. Atualmente, o Projeto Igrejas Solidárias do Regional Sul 3 da CNBB continua seu trabalho com uma equipe de missionários gaúchos e um padre do Regional Sul 4, atendendo 27 seminaristas e mantendo um lar vocacional que já celebrou sua primeira ordenação.

Dom Maurício também se reuniu com o arcebispo dom Inácio Saúre e missionários brasileiros em Nampula, discutindo as alegrias e desafios do trabalho missionário na região. “Nas duas paróquias atendidas pela equipe missionária do Regional Sul 3 e Sul 4, há 27 seminaristas, o que aponta para um caminho de esperança”, afirmou dom Maurício.

Na diocese de Pemba, província de Cabo Delgado, onde mais de um milhão de pessoas foram deslocadas devido ao conflito armado, dom Maurício encontrou doze missionários brasileiros. Ele destacou o testemunho de fé e esperança dos missionários, que continuam a apoiar as comunidades locais em meio à insegurança e ataques.

Dom Juliasse Ferreira Sandramo, bispo de Pemba, elogiou a dedicação dos missionários, citando exemplos de cristãos leigos que, em meio aos ataques, preservaram a Eucaristia. Ele fez um apelo para a continuidade da cooperação missionária, apesar dos desafios. Atualmente, a diocese de Pemba conta com 16 missionários brasileiros, número reduzido devido ao retorno de alguns ao Brasil.

Dom Maurício expressou otimismo sobre os frutos desta visita, esperando fortalecer e expandir a cooperação missionária entre a Igreja do Brasil e Moçambique.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de CNBB Sul3