Notícias

Frei Egídio Maria Moscini: Um passo rumo à beatificação

Diocese de Criciúma inicia processo de beatificação do religioso italiano, modelo de fé e trabalho

A Diocese de Criciúma, em Santa Catarina, dará início ao processo de beatificação de frei Egídio Maria Moscini, da Ordem dos Servos de Maria, neste domingo, 7 de maio. A cerimônia de abertura acontecerá às 15h, no Centro de Eventos da cidade de Turvo.

Nascido na Itália em 1884, frei Egídio ingressou na Ordem dos Servos de Maria aos 21 anos. Chegou ao Brasil em 1921, após uma longa viagem, e serviu em comunidades religiosas no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Viveu seus últimos anos no seminário de Turvo, onde faleceu em 1976, aos 92 anos.

A abertura do processo de beatificação ocorre quatro meses após o pedido para o início da fase diocesana, que se concentra na investigação da vida, virtudes e sinais de santidade do candidato. A partir de agora, frei Egídio será reconhecido como Servo de Deus.

Conhecido por seu sorriso gentil e seu rosto marcado pelo sol, fruto de seu trabalho na área rural do seminário, frei Egídio era visto como um modelo de agricultor, operoso e temente a Deus. Sua rotina de trabalho na roça era uma oportunidade de aprendizagem, amor e espiritualidade para os seminaristas que o acompanhavam.

Em novembro de 2023, frei Egídio Maria Moscini foi declarado patrono do agricultor familiar brasileiro, em reconhecimento à sua trajetória marcada pela sabedoria, humildade e dedicação ao trabalho. Sua vida deixou uma marca profunda em todos que o conheceram, refletindo o lema beneditino “Ora et Labora” (oração e trabalho).

O italiano frei Franco Maria Azzalli será nomeado postulador da causa de beatificação durante a sessão pública de abertura. Ele destaca que, mesmo após 48 anos de sua morte, as pessoas ainda se recordam de frei Egídio como um homem trabalhador, religioso e humilde, um fiel intercessor que escolheu viver não apenas para si, mas para Cristo.

Ajude a Rádio Aliança a continuar espalhando o Amor de Deus pelo ar. Contribua em: http://alianca.fm.br/contribuintes

Com informações de ACI Digital