Notícias

Papa Francisco concede indulgência plenária para a IV Jornada Mundial dos Avós e Idosos

Celebração ocorrerá no dia 28 de julho de 2024, com condições especiais para obtenção da indulgência

O Papa Francisco concedeu a indulgência plenária em ocasião da IV Jornada Mundial dos Avós e Idosos, que será realizada no domingo, 28 de julho deste ano. Esta jornada foi instituída pelo Santo Padre em 2021, para ser celebrada no quarto domingo de julho, em homenagem a São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, comemorados em 26 de julho.

A indulgência plenária restaura os fiéis ao estado de graça do Batismo, significando que, se falecerem após recebê-la, irão diretamente ao Céu. Segundo um decreto publicado em 18 de julho pela Penitenciária Apostólica, o Papa aceitou o pedido do Cardeal Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, para conceder a indulgência nesta data especial.

Para obter a indulgência plenária, os fiéis devem cumprir as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa. A indulgência também pode ser aplicada em sufrágio das almas do Purgatório.

A indulgência será concedida aos avós, idosos e todos os fiéis que, com verdadeiro espírito de penitência e caridade, participem da celebração da IV Jornada Mundial dos Avós e Idosos, que este ano tem o tema “Na velhice não me abandones”. A celebração principal será presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, mas haverá diversas celebrações ao redor do mundo.

Além disso, a indulgência será concedida aos fiéis que dedicarem tempo para visitar seus irmãos mais velhos necessitados ou em dificuldade, seja pessoalmente ou virtualmente. Os idosos doentes e seus cuidadores, assim como aqueles que não podem sair de casa por motivos graves e se unirem espiritualmente às celebrações, também poderão obter a indulgência.

O decreto conclui incentivando os sacerdotes a estarem disponíveis para a celebração do Sacramento da Penitência, para que todos os fiéis possam cumprir os requisitos necessários para a indulgência.

Com informações de ACI Prensa