Notícias

Papa Francisco envia mensagem de paz e unidade para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Pontífice destaca o poder do esporte em superar diferenças e promover a harmonia global

O Papa Francisco expressou grandes esperanças e expectativas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que ocorrerão na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto. Em uma mensagem enviada ao arcebispo metropolitano Laurent Ulrich, o Papa sublinhou a importância dos Jogos como uma oportunidade para “superar as diferenças e as oposições” e “fortalecer a unidade da nação”.

Os Jogos Olímpicos, por sua própria natureza, são portadores de paz, não de guerra, destacou o Pontífice, reiterando que, em tempos difíceis como os atuais, a trégua olímpica é mais urgente do que nunca. “Espero fervorosamente que todos respeitem esta trégua na esperança de resolver os conflitos e restaurar a harmonia”, escreveu Francisco.

O Papa também invocou a bênção de Deus para todos os participantes, sejam atletas ou espectadores, e para aqueles que os acolherão na França. Ele elogiou a preparação das comunidades cristãs para abrir suas igrejas, escolas e casas, oferecendo hospitalidade com generosidade e alegria. Francisco valorizou especialmente a atenção dada às pessoas mais vulneráveis, em situações muito precárias.

Francisco destacou o esporte como uma linguagem universal que transcende fronteiras, incentivando o diálogo e a aceitação mútua. “O esporte tem a capacidade de unir as pessoas, de estimular o desenvolvimento do espírito humano, de fomentar o espírito de sacrifício e encorajar a lealdade nas relações interpessoais”, observou o Papa.

Concluindo sua mensagem, o Papa expressou o desejo de que os Jogos Olímpicos de Paris sejam uma oportunidade para que pessoas de todo o mundo se descubram e se valorizem mutuamente, promovendo a estima onde há desprezo e a amizade onde há ódio. “Que os Jogos Olímpicos de Paris sejam um lugar excepcional de encontro entre os povos, mesmo os mais hostis”, concluiu Francisco.

Com informações de Vatican News